Santa Maria, 30 Abr (Inforpress) – A cadeia hoteleira RIU recebeu, em 2024, mais de 388 mil hóspedes, gerando uma receita de 26,6 mil milhões de escudos e prevê, para 2024-2026, investimento de 165 milhões de escudos, em projectos sociais e ambientais.
Os dados foram apresentados terça-feira, num dos hotéis do grupo RIU Hotels e Resorts, na cidade de Santa Maria, em conferência de imprensa.
Conforme a responsável pelas Relações Públicas do grupo em Cabo Verde, Hilda Teófilo, o Grupo RIU e Resort já conta com quase 100 hotéis, tendo começado com o Hotel Praia, em Maiorca (Espanha), e neste momento já se encontra em 21 países, tendo a maior oferta no segmento de hotéis de férias.
“A nível de Cabo Verde, já sabemos que o primeiro hotel foi o Riu Funaná, inaugurado em 2025. Neste momento, contamos com seis hotéis em Cabo Verde, três na ilha do Sal e três na ilha da Boa Vista, totalizando 4.649 quartos e a nível de clientes hospedados durante o ano de 2024, estivemos próximos de atingir a cifra dos 400 mil e representou um aumento de 7% relativamente ao ano de 2023”, revelou a mesma fonte.
A nível de clientes, Hilda Teófilo adiantou que há uma ocupação do mercado do Reino Unido à volta de 55%, seguido por países como a Alemanha, Países Baixos, Portugal e França.
A nível de receitas geradas em 2024, o grupo atingiu a cifra dos 26,6 mil milhões de escudos, que representaram um aumento de 20% relativamente ao ano de 2023, dos quais pagou 4,947 milhões de CVE em impostos ao país.
Por sua vez, o director de Recursos Humanos do RIU em Cabo Verde, Carlos Almeida, sublinhou que no que diz respeito ao compromisso da cadeia RIU com o desenvolvimento económico e social de Cabo Verde emprega actualmente 3.378 pessoas, 92% das quais cabo-verdianos, sendo que 225 ocupam cargos de direção e que no anos de 2024 foram destinados 1,7 mil milhões de escudos a salários e outros custos sociais.
Como parte da sua estratégia de sustentabilidade ‘Proudly Committed’, RIU Hotels e Resorts planeou um investimento de 165 milhões de escudos cabo-verdianos para o período 2024-2026, destinado a promover vários projetos sociais e ambientais no país.
Entre eles, a coordenadora pela Sustentabilidade em Cabo Verde, Josiane Barbosa, destacou a exploração de novas formas de reduzir a sua “pegada de carbono”, através da utilização de energias renováveis e o desenvolvimento de um plano para proteger a área natural de Ponta Sino, na ilha do Sal.
Este resulta do primeiro acordo público-privado assinado entre a cadeia hoteleira e o Ministério da Agricultura e Ambiente, em 2023.
“O trabalho conjunto com a Direção Nacional do Ambiente e a associação local Projeto Biodiversidade, impulsionou as primeiras fases do processo de recuperação de Ponta Sino este ano e conta, também, com a colaboração da Agência de Cooperação Espanhola, que financia a ampliação da área de atuação até a Costa Fragata”, declarou.
A mesma destacou também o segundo pilar da estratégia do grupo, que é o projeto do Consultório de Solidariedade e Saúde Infantil na Ilha do Sal, na comunidade de Chã de Matias, em parceria com a Associação África Avança.
O grupo hoteleiro RIU Hotels e Resorts possui 98 hotéis em 21 países que receberam 6,7 milhões de hóspedes, nos quais trabalharam um total de 38.055 colaboradores em 2024.
Actualmente, RIU é a 40.ª maior cadeia do mundo e a 4.ª em Espanha por número de quartos.
NA/AA
Inforpress/Fim
Partilhar