
Ribeira Grande 16 set. (Inforpress) – A delegada do Ministério da Educação na Ribeira Grande, em Santo Antão, Elisabete Delgado, garantiu hoje que o ano lectivo arrancou com toda a normalidade em todas as escolas do município.
Em declarações à Inforpress, Elisabete Santos precisou que as aulas arrancaram, no concelho, com toda "a normalidade", tendo em conta todo o planeamento da delegação, alocando os professores e alunos nos estabelecimentos de ensino.
"Até agora tudo está a decorrer dentro da normalidade. Já temos os horários definidos e os alunos estão colocados nas respectivas salas de aulas”, adiantou, acrescentando que nível dos professores e das escolas “está tudo organizado para o início de um ano lectivo tranquilo", disse.
Não obstante ao bom início do ano lectivo, Elisabete Santos apontou o atraso na matrícula de muitos alunos como um constrangimentos porque, avançou, muitos pais e encarregados de educação deixam tudo para a "última da hora".
A mesma fonte adiantou que para ano lectivo 2024/2025 a delegação conta com 354 professores, sendo que 285 estão nas salas de aula, 38 monitoras e 31 professores nos serviços desconcentrados.
Acrescentou que são esperados 2.841 alunos, do primeiro ano até o 12⁰ ano, e no pré-escolar, até o momento, contam com cerca de 300 inscritos mas ainda estão a decorrer as matrículas.
Segundo Elisabete Delgado, relativamente as infra-estruturas o concelho está bem servido porque algumas escolas foram remodeladas graças a duas associações francesas que durante às férias ajudaram na remodelação de alguns estabelecimentos de ensino.
A montagem de duas salas de informática nos liceus Suzete Delgado e do Coculi, o alargamento das refeições quentes até o 12⁰ ano e o reforço com uma psicóloga para apoiar a delegação são algumas das novidades apontadas pela delegada da Educação no ano lectivo 2024/2025.
Elisabete Delgado apelou aos encarregados de educação para estarem mais pertos das escolas e aproveitou para anunciar que o Internato Grão Ducado do Luxemburgo na Ribeira Grande e o Liceu Suzete Delgado estão incluídos nos projectos da delegação do Ministério da Educação para receberem intervenções.
A nível nacional, um total de 130 mil alunos e 7.500 professores do ensino básico ao secundário regressam hoje aulas, sob um clima de divergências entre sindicatos e Governo.
EL/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar