Ribeira Grande: Igreja Matriz aguarda por mais financiamento e parecer técnico para intervenções de restauro – pároco

Inicio | Cultura
Ribeira Grande: Igreja Matriz aguarda por mais financiamento e parecer técnico para intervenções de restauro – pároco
11/09/25 - 05:54 pm

Ribeira Grande, 11 Set (Inforpress) – A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, na Ribeira Grande, Santo Antão, aguarda intervenções há um ano, mas o pároco da paróquia, padre Bernardino Monteiro, apontou a procura de financiamento e apoio técnico como entraves.   

No ano passado, por ocasião das comemorações da padroeira, Nossa Senhora do Rosário, o padre Bernardino Monteiro anunciou que parte das receitas arrecadadas na noite cabo-verdiana e nas actividades de rematação de ramos seriam canalizadas para a pintura externa da igreja mas, praticamente um ano depois, as obras não foram efectivadas.

Hoje, em declarações à Inforpress, por ocasião das festas de Nossa Senhora do Rosário 2025, o sacerdote esclareceu que decidiu-se, também, pela remodelação da torre da igreja que há muito constitui perigo e pela restauração da pintura do altar-mor que precisa de avaliação técnica para remodelação, justificando a demora.

“Já fizemos contacto com o Instituto do Património Cultural – IPC que ficou de passar aqui e com a Câmara Municipal da Ribeira Grande que nos tem ajudado para apresentar uma proposta concreta e um orçamento para a efectivação dos trabalhos de restauração no qual precisamos de técnicos e também esperamos a parceria das pessoas”, explicou.

A população local tem vindo criticar a falta de intervenção na Igreja, sobretudo na parte externa que recebeu a última intervenção no ano de 2007 mas, segundo o pároco, na ocasião a sacristia e a torre não foram contempladas com os trabalhos realizados.

A Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, erguida no centro do terreiro da Ribeira Grande, é uma referência a nível da arquitectura da época da sua construção e, além do aspecto religioso, é uma das atracções turísticas na região.

A freguesia de Nossa Senhora do Rosário está em festa da padroeira que é assinalada no calendário religioso no dia 07 de Outubro, mas a solenidade é celebrada sempre no primeiro domingo do mesmo mês.

EL/HF

Inforpress/Fim

Partilhar