Young Talent propõe construir “pontes culturais Porto Novo – Luxemburgo” para celebrar 50 anos de Independência Nacional

Inicio | Cultura
Young Talent propõe construir “pontes culturais Porto Novo – Luxemburgo” para celebrar 50 anos de Independência Nacional
15/05/25 - 04:57 pm

Porto Novo, 15 Mai (Inforpress) – A construção de "pontes culturais e musicais Porto Novo - Luxemburgo para celebrar os 50 anos da Independência de Cabo Verde" é o propósito de um projecto da associação Young Talent, em Santo Antão.

O responsável desta organização não-governamental, fundada em 2017, Teodoro Graça, explicou à Inforpress que o projecto consiste numa deslocação, no Verão, da Young Talent ao Luxemburgo, para, através sobretudo da música, “fortalecer os laços culturais e históricos entre a comunidade cabo-verdiana no Luxemburgo e Cabo Verde”.

“A proposta ‘pontes culturais e musicais entre Porto Novo e o Luxemburgo’ visa fortalecer os laços culturais e históricos entre a comunidade cabo-verdiana no Luxemburgo e Cabo Verde e, ao mesmo tempo, impulsionar o desenvolvimento artístico no município do Porto Novo”, avançou Teodoro Graça.

A associação Young Talent, através da sua banda musical, já muito conhecida no panorama musical cabo-verdiano, pretende promover no Luxemburgo o seu álbum Klabedotche e organizar um show comemorativo dos 50 anos da Independência Nacional.

Este promotor cultural disse que a deslocação ao Luxemburgo, onde existe uma importante comunidade cabo-verdiana, terá o propósito de promover a história, a cultura e a música de Cabo Verde nesse país europeu, bem assim explorar potenciais parcerias para o desenvolvimento da música no município do Porto Novo.

No Luxemburgo, a Young Talent propõe ainda estabelecer um primeiro contacto com a Câmara Municipal de Ettelbruck para explorar possíveis apoios à associação e à sua infra-estrutura musical no Porto Novo.

Espera-se com o projecto um maior conhecimento e valorização da história e cultura de Cabo Verde pelas novas gerações de cabo-verdianos no Luxemburgo, a divulgação da música e cultura cabo-verdiana no cenário internacional e celebração dos 50 anos da Independência de Cabo Verde junto da diáspora.

A Young Talent é uma organização que aposta no desenvolvimento tecnológico, económico, social e cultural, sendo um dos seus propósitos a valorização do talento jovem no concelho do Porto Novo, em áreas como a música, audiovisual e o ambiente.

Nesta altura, a associação Young Talent está a mobilizar parcerias com vista à concretização desta deslocação, precisando, para isso, de uma verba de 450 contos.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar