Trekking: Divulgação das trilhas nas plataformas digitais pode levar a “uma grande procura” de Santo Antão – operadores

Inicio | Economia
Trekking: Divulgação das trilhas nas plataformas digitais pode levar a “uma grande procura” de Santo Antão – operadores
20/02/25 - 02:03 pm

Porto Novo, 20 Fev (Inforpress) – Operadores turísticos em Santo Antão perspectivam, a partir de agora "uma grande procura" da ilha pelos amantes do trekking (caminhadas em trilhas) com a divulgação dos percursos pedestres nas plataformas e comunidades virtuais especializadas.

O porta-voz dos operadores, Odair Gomes, disse à Inforpress que a classe está “muito satisfeita” com o facto de os caminhos de Santo Antão estarem a ser divulgados em várias plataformas digitais, considerando que se está perante “uma boa noticia” para o turismo desta ilha, que tem no trekking o seu principal produto.

Disse acreditar, por isso, que Santo Antão passará a ser mais conhecido e procurado pelos amantes de caminhadas, aumentando assim o fluxo turístico nesta ilha.

Odair Gomes defende, porém, que não basta promover os percursos, sugerindo um trabalho permanente de preservação desse património, que representa um activo económico para a ilha de Santo Antão.

Os operadores turísticos santantonenses têm estado a alertar para situação de várias trilhas que podem desaparecer devido à falta de manutenção.

Os percursos turísticos em Santo Antão já estão a ser divulgados em seis plataformas digitais e comunidades virtuais especializadas, quais sejam Wikilok, OutoorActive, Alltrails, Komoot, Visorando e Trace de Trail, informou o Instituto do Turismo de Cabo Verde, que indicou que os itinerários estão a ser divulgados com o perfil "Percursos Santo Antão Cabo Verde".

Uma equipa do Instituto do Turismo de Cabo Verde esteve recentemente em Santo Antão para acompanhar os trabalhos de sinalização das trilhas, no âmbito do projeto de levantamento cartográfico e sinalização física da rede de percursos pedestres da ilha.

O projecto abarcou uma rede de percursos pedestres que incluem 43 caminhos organizados, cobrindo uma extensão total de 314,3 quilómetros nos três municípios, traduzindo-se na definição de um percurso principal com 12 troços, 16 percursos complementares e 14 percursos de ligação.

No terreno foram instalados 55 painéis informativos, 280 setas direcionais e várias outras marcações a tinta de caminho certo e viragens, colocados em locais estratégicos, por forma a garantir a regularização e orientação em segurança dos fluxos dos utilizadores, explicou o Instituto do Turismo de Cabo Verde.

A divulgação dos percursos pedestres nas plataformas digitais e comunidades virtuais especializadas insere-se numa estratégia de diversificação do produto turístico em Santo Antão, segundo aquele instituto. 

JM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar