Tarrafal de Monte Trigo: Agricultores realçam contribuição da associação de classe na modernização da agricultura

Inicio | Economia
Tarrafal de Monte Trigo: Agricultores realçam contribuição da associação de classe na modernização da agricultura
13/02/25 - 03:14 pm

Porto Novo, 13 Fev (Inforpress) – O presidente da Associação dos Agricultores do Tarrafal de Monte Trigo, Porto Novo, Santo Antão, Odorico Lopes, realçou hoje a contribuição da organização na modernização da agricultura na localidade.

Criada em 2021, a associação dos agricultores tem apostado na modernização da agricultura no Tarrafal de Monte Trigo, incidindo, sobretudo, no incremento da rega gota a gota, que tem permitido o melhor aproveitamento dos recursos hídricos, o aumento da área irrigada e da produção agrícola.

Este responsável explicou que a associação dos agricultores tem levado os lavradores a apostarem na modernização da agricultura, com impacto no aumento da produção agrícola, com destaque para o inhame, batata doce e mandioca, produtos que começam, em breve, a ser exportados para os mercados turísticos.

Isso, graças à instalação do entreposto agrícola na zona, que está a funcionar para a satisfação dos agricultores locais.

Este centro de tratamento e comercialização de produtos agrícolas recebeu, recentemente, um conjunto de materiais da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e do Ministério da Agricultura e Ambiente, acto que marcou o arranque da unidade.

Para Odorico Lopes, a operacionalização do entreposto agrícola representa “um dos maiores ganhos” que o sector agrícola no Tarrafal de Monte Trigo já teve, antevendo boas perspectivas para esta actividade.

A instalação do entreposto, que teve a parceria do Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional e Associação dos Amigos da Natureza, inseriu-se no âmbito do Programa de Promoção das Actividades Socioeconómicas Rurais (Poser), sob a responsabilidade do Ministério da Agricultura e Ambiente.

De acordo com este ministério, os investimentos realizados no âmbito do Poser vão “facilitar a vida” aos agricultores do Tarrafal de Monte Trigo em matéria de tratamento e comercialização dos produtos, contribuindo para a conquista de novos mercados.

Tarrafal de Monte Trigo dispõe de “grande potencial” a nível da agricultura, sendo o maior produtor de inhame da ilha de Santo Antão, com uma produção anual de 700 toneladas.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar