
Ponta do Sol, 11 Jul (Inforpress) – A Associação de Pescadores e Peixeiras da Ponta do Sol iniciou hoje uma campanha de limpeza do litoral, envolvendo parceiros institucionais, para reduzir a poluição marinha, eliminar focos de mosquitos e sensibilizar a população para a preservação ambiental.
A iniciativa, que decorre durante dois dias, envolve pescadores, voluntários e representantes das entidades parceiras na recolha de resíduos ao longo da orla costeira e na remoção de objectos que acumulam água, numa acção que alia a preservação ambiental e problemas de saúde pública.
Em declarações à Inforpress, a vereadora do Ambiente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Perpétua Ferreira, explicou que o município decidiu associar-se à campanha devido à sua importância para a protecção do ambiente e da saúde da população.
Segundo a autarca, o principal objectivo consiste em recolher recipientes e outros objectos que possam acumular água, evitando assim a proliferação de mosquitos e outros agentes responsáveis pela transmissão de doenças.
"Nesta época é mais propício surgirem problemas relacionados com bactérias e outros insectos. Por isso, apelamos à população para evitar deitar lixo nas ruas e colaborar com esta campanha, porque a limpeza é uma responsabilidade de todos", afirmou.
Perpétua Ferreira adiantou ainda que a intenção é estender a iniciativa a outras localidades do concelho, envolvendo associações comunitárias e delegados municipais, por considerar que este tipo de acção tem impacto directo na melhoria das condições ambientais e sanitárias.
Já o presidente da Associação de Pescadores e Peixeiras da Ponta do Sol, Bernardino Brito, explicou que a campanha nasceu da preocupação dos próprios pescadores com a crescente quantidade de lixo existente no mar.
Mergulhador de profissão, Bernardino Brito afirmou que, durante as suas actividades, tem constatado uma realidade preocupante.
"Actualmente encontramos mais lixo no fundo do mar do que peixe", lamentou, acrescentando que esta situação tem contribuído para afastar os cardumes da zona costeira e afectado também as tartarugas marinhas.
“Perante este cenário, a associação decidiu unir esforços com a Câmara Municipal da Ribeira Grande, a TerriMar e a Delegacia de Saúde para promover uma intervenção conjunta de limpeza do litoral”, salientou.
Segundo a mesma fonte a campanha arrancou hoje com a limpeza de vários troços da costa da Ponta do Sol e prossegue no domingo, estando igualmente prevista a eliminação de focos propícios à proliferação de mosquitos.
Bernardino Brito manifestou o desejo de que mais pescadores e membros da comunidade adiram à iniciativa, sublinhando que a preservação do mar depende do envolvimento de todos.
A organização considerou que, para além da remoção dos resíduos, a campanha pretende sensibilizar a população para a adopção de comportamentos mais responsáveis na gestão dos resíduos e na protecção dos ecossistemas costeiros.
LFS/HF
Inforpress/Fim
Partilhar