Santa Catarina/Fogo: Presidentes da câmara e assembleia municipais visitam EUA para reforçar laços com a diáspora

Inicio | Política
Santa Catarina/Fogo: Presidentes da câmara e assembleia municipais visitam EUA para reforçar laços com a diáspora
22/07/25 - 08:36 am

São Filipe, 22 Jul (Inforpress) – Uma delegação do município de Santa Catarina do Fogo integrada pelos presidentes da câmara e assembleia municipais efectua esta semana uma visita aos Estados Unidos da América (EUA) para contactos com a comunidade emigrada.

A visita, segundo o presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Manuel Teixeira, tem como principal objectivo o estreitamento de laços com a comunidade cabo-verdiana residente, em especial com os naturais de Santa Catarina.

A mesma servirá ainda para a apresentação de projectos de desenvolvimento do município junto de possíveis parceiros e financiadores.

A visita incluirá encontros com a comunidade emigrante em Brockton, Boston e arredores, zonas onde reside uma significativa concentração de santacatarinenses.

Um dos momentos mais aguardados da agenda será a realização de uma noite de angariação de fundos, organizada em parceria com a Associação dos Emigrantes de Santa Catarina, uma actividade que visa mobilizar a diáspora para apoiar projectos prioritários do município.

“A viagem servirá para partilhar a nossa visão para Santa Catarina, captar apoios e estabelecer novas parcerias. Muitos emigrantes querem colaborar, incluindo artistas que estão dispostos a vir sem qualquer cachê, apenas pelo amor à terra”, sublinhou Manuel Teixeira.

O encontro com o presidente da comunidade de Santa Catarina nos EUA está agendado para o mesmo dia da chegada da delegação, 26 de Julho, e marca o início de “uma intensa agenda de contactos e reuniões” com instituições e membros da diáspora cabo-verdiana.

Esta é a primeira visita que Manuel Teixeira e Henrique Fernandes efectuam aos EUA na qualidade de presidentes da câmara e da assembleia municipais.

Constitui uma forma de aproximação e de reforço dos vínculos entre o município e os seus filhos na diáspora, mas também em compromissos concretos para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina do Fogo.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar