Ribeira Grande, 02 Jul (Inforpress) – Centenas de pessoas beneficiaram de consultas dentárias gratuitas na Ribeira Grande (Santo Antão) numa missão que identificou carências pontuais e reforçou a importância de manter hábitos de higiene e consultas regulares para garantir uma boa saúde oral.
A missão, da organização norte-americana "Cape Verdean Women United", que decorre desde a segunda-feira, 01, no concelho da Ribeira Grande, é composta por 13 médicos dentistas, incluindo um especialista, passou pelas freguesias de Nossa Senhora do Rosário, São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora do Livramentoe, com intervenções clínicas na cidade da Ribeira Grande, vila de Chã de Igreja e na cidade da Ponta do Sol.
“Na cidade da Ribeira Grande encontrámos menos problemas graves, mas em Chã de Igreja houve muitos casos de cáries e fizemos várias extracções. Hoje, na Ponta do Sol, a maior necessidade é de destartarização”, explicou Paula Pina, coordenadora da missão, que há cinco anos lidera este projecto que percorre as ilhas de Cabo Verde.
A responsável sublinhou que ao longo dos últimos dias foram atendidas em torno de 450 pessoas e que, apesar das carências identificadas, há sinais positivos, sobretudo onde as pessoas têm maior acesso à informação e aos cuidados básicos de higiene oral.
Entre os membros da equipa encontra-se a dentista Damila Assunção, natural de Santo Antão e actualmente residente nos Estados Unidos da América, que regressou à ilha para, nas suas palavras, dar o seu contributo e ajudar a melhorar a vida “da nossa gente”.
“Estou muito feliz por estar de volta à Ponta do Sol, onde nasci e cresci. Apesar de ainda haver necessidades, percebemos que, se as pessoas cuidarem da sua higiene oral e forem ao dentista regularmente, muitos problemas podem ser evitados”, salientou.
A missão, que termina hoje na cidade da Ponta do Sol, marca o regresso da "Cape Verdean Women United" a Santo Antão, depois de uma primeira passagem pelo concelho do Porto Novo.
Com sede em Brockton, nos Estados Unidos da América, a organização sem fins lucrativos tem como objectivo empoderar famílias cabo-verdianas e promover o desenvolvimento de comunidades mais saudáveis e resilientes.
Após esta intervenção na Ribeira Grande, o próximo destino da missão será a ilha de São Nicolau, completando assim a presença da organização nas nove ilhas habitadas do arquipélago.
LFS/AA
Inforpress/Fim
Partilhar