Assomada, 14 Mai (Inforpress) – O “Pontkultural”, projecto que une arte, cultura e intercâmbio internacional para celebrar os 50 anos da independência de Cabo Verde e que concretizou com “sucesso” a primeira viagem internacional à França chega este fim-de-semana aos Países Baixos.
A informação foi avançada hoje à Inforpress pela coordenadora da “Pontkultural”, Elisângela Semedo, que lembrou que este “projecto inovador” esteve em Paris, França, de 03 a 04 de Maio, na Igreja Saint-Paul de la Plaine, em Saint-Denis, e foi um verdadeiro encontro cultural.
Segundo disse, foi realizada uma exposição colectiva e ateliê artístico em colaboração com a Federação das Associações Cabo-verdianas de França e a Associação MTP - Amour de Tissus et Peinture da artista cabo-verdiana Maguie.
“A comunidade cabo-verdiana e amigos da cultura encheram o espaço durante os dois dias, participando em momentos de partilha, ateliês criativos e celebração da identidade através da arte. O acolhimento caloroso e o entusiasmo do público reforçaram a importância de projectos como este na diáspora”, congratulou-se.
À semelhança de Paris, segundo ela, pretendem com esta segunda digressão internacional a Roterdão, Países Baixos, de 17 a 18 de Maio, “continuar a construir pontes entre culturas e a celebrar os 50 anos de independência de Cabo Verde”.
O evento terá como palco a Casa Cultura/Consulado de Cabo Verde e conta com a parceria da associação Fidjus di Kabral e o apoio de várias entidades locais.
O projecto, criado por um colectivo de artistas cabo-verdianos residentes no Luxemburgo, tem como principal objectivo promover a arte e a identidade cabo-verdiana através de exposições e workshop em diversos países da Europa, culminado com uma grande exposição final em Cabo Verde, em Julho.
A promoção da cultura cabo-verdiana em contextos internacionais, ateliês de arte abertos ao público, inclusivos e intergeracionais, intercâmbios interculturais entre artistas locais e luxemburgueses, parcerias com associações locais cabo-verdianas, celebrar os 50 anos de Independência de Cabo Verde com arte, união e memória são outros propósitos deste projecto artístico itinerante que celebra os 50 anos da independência de Cabo Verde.
Os quatro artistas plásticos cabo-verdianos que formam o núcleo do Pontkultural são, Nelson Neves, Manuel Dias, Paulo Santos e Delvis Reis, que representam a diversidade de estilos e técnicas que caracterizam a arte contemporânea cabo-verdiana.
FM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar