Pró-Capital quer colocar a ilha do Sal no mapa de investimentos principalmente no sector turístico

Inicio | Economia
Pró-Capital quer colocar a ilha do Sal no mapa de investimentos principalmente no sector turístico
25/01/25 - 12:22 pm

Santa Maria, 25 Jan (Inforpress) – A Pró-Capital quer colocar o Sal no mapa dos seus investimentos, principalmente no turismo, mas não deixando de lado outros sectores da economia, com a exclusão do sector imobiliário, que é o único que não investe.

Esta confirmação foi feita no final desta sexta-feira, 24, na cidade de Santa Maria, pelo próprio presidente do conselho de administração da Pró-Capital, Eugénio Moeda, que esteve reunido com os empresários e start-ups da ilha do Sal, para uma sessão de apresentação do instrumento Capital de Risco e as demais oportunidades que a Pró-Capital tem ao dispor da classe empresarial.

Conforme explicou Eugénio Moeda, o encontro foi no sentido de divulgar e mostrar aos empreendedores como podem alcançar a Pró-Capital e ter o seu projecto financiado.

“Nós somos uma instituição de capital de risco, somos uma empresa 100% estatal, com a missão de dinamizar todo o sector empresarial, sempre para consolidar os capitais próprios, de forma a dar mais pujança à própria empresa, de forma a conseguir o financiamento bancário”, explicou.

“Já temos cinco anos de existência, temos uma carteira de investimentos de cerca de 180 mil contos, contamos com presença em cinco ilhas e acredito que há muitos empreendedores a procurar a Pró-Capital para ser um co-fundador dos seus projectos”, continuou.

É neste sentido que a mesma fonte explica o encontro no Sal, com os empresários, para procurar e engajar mais projectos, de forma a “melhorar a carteira de análise, e ter mais projectos investidos”.

Quanto aos domínios de procura, Eugénio Moeda sublinhou que “claramente no sector turístico”, mas adiantou que a Pró-Capital tem uma abrangência em todos os sectores da economia, com a exclusão do imobiliário, que é o único sector que não pode investir”.

“Não podemos estar a comprar e vender terrenos e apartamentos, mas tirando esta limitação, todos os sectores são válidos para o nosso investimento (…) já temos dois projcetos com uma boa perspectiva de investimento, um aqui na ilha do Sal e outro na ilha de Santo Antão, nos ramos da economia azul de agronegócio”, concluiu.

A Pró Capital é uma sociedade de risco, de capitais exclusivamente públicos, que visa dinamizar a criação e desenvolvimento de empresas cabo-verdianas, com o objectivo de realizar participações em empresas com forte potencial de crescimento e desenvolvimento.

Enquadrado no Ecossistema de Financiamento à Economia, a ideia é financiar as actividades das micro, pequenas e médias empresas, suportando até 49%, sobretudo no capital de risco.

NA/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar