Cidade da Praia, 16 Out (Inforpress) - O Centro Cultural Português da Praia acolhe, até 15 de Novembro, a exposição “World Press Cartoon”, que utiliza o humor gráfico para provocar o olhar crítico sobre temas universais como o meio ambiente e a violência de género.
A mostra reúne 50 trabalhos de artistas de vários continentes, divididos em duas colecções temáticas, sendo 30 'cartoons' dedicados à preservação do meio ambiente e 20 voltados para o combate à violência de género.
O director de comunicação e relações internacionais do World Press Cartoon, Rui Paulo da Cruz, disse à Inforpress que a exposição conta com obras de artistas de países como Portugal, Tanzânia, África do Sul, Bélgica, França, México e Brasil, reflectindo uma diversidade cultural e artística.
Rui Paulo da Cruz explicou que o objectivo da iniciativa é permitir que o público observe os 'cartoons' “com mais atenção, mais tempo”, valorizando a actualidade dos temas e a qualidade artística dos trabalhos.
Segundo o responsável, os temas escolhidos reflectem preocupações universais.
“A defesa do meio ambiente e o combate à violência de gênero são questões que continuam a afectar as sociedades em todo o mundo”, afirmou, sublinhando que os cartoons expostos fazem parte de duas colecções temáticas “Save the World Cartoons”, dedicada à preservação do planeta, e “Cartoons contra a Violência de Género”.
Rui Paulo da Cruz frisou ainda que a iniciativa visa reforçar a importância do jornalismo e da liberdade de expressão como pilares fundamentais das democracias.
“Não podemos salvar o ambiente, não podemos salvar o planeta se não tivermos uma atitude crítica, solidária e de cooperação”, alertou, destacando a necessidade de envolver os jovens nestas reflexões.
O World Press Cartoon é um salão internacional de referência, com 20 anos de existência, sediado em Portugal.
CG/SR//CP
Inforpress/Fim
Partilhar