
Lisboa, 17 Jan (Inforpress) – O fotógrafo cabo-verdiano José Pereira inaugurou hoje em Lisboa a exposição fotográfica “Lumnara”, seguida da apresentação do seu livro “Bokafumo – Uma História de Superação às Drogas” lançado em 2017, numa edição da Rosa de Porcelana Editora.
Em declarações à Inforpress, à margem do evento realizado no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, José Pereira explicou que a exposição composta por 29 quadros, sendo 16 a cores e 13 a preto e branco retrata, por um lado, a vertente biodiversidade e, por outro, uma vertente mais social, as pessoas, tradição e cultura cabo-verdiana.
Informou que a exposição e venda das fotografais a cores, formatos 50 x 70 centímetros (cm) e preto e branco, formato 40 x 30 cm vai estar patente até Março.
O livro, cuja apresentação foi conduzida pelo escritor e editor da Rosa de Porcelana Editora, Filinto Elísio, é uma narrativa autobiográfica, escrita na primeira pessoa, que acompanha o percurso do autor desde a infância, destacando sobretudo a iniciação às drogas, a dura realidade da dependência e, finalmente, o caminho de superação.
José Pereira congratulou-se com o facto de o livro que tem tido muita saída estar na sua terceira edição e apresentado em todas as ilhas, liceus e estabelecimentos prisionais de Cabo Verde.
“Este evento é muito importante para mim, é um marco, porque significa o meu desejo de trabalhar com as nossas comunidades, associações, famílias e jovens sobre a problemática do consumo de drogas (…)”, declarou o autor, que conta com oito livros publicados.
Por outro lado, manifestou a intenção de levar uma mensagem de esperança aos jovens cabo-verdianos na diáspora, para mostrar-lhes que com luta e determinação é possível superar a dependência das drogas e serem pessoas condignas e felizes.
Licenciado em relações públicas e secretariado executivo, José Pereira relata Cabo Verde através da sua lente nas suas mais diversas vertentes socioculturais e ambientais, com especial enfoque na fotografia de natureza.
Agraciado com o prémio Homem do Ano, em 2016, na Gala Somos Cabo Verde e nomeado Embaixador Urbano da ONU Habitat, em 2017, o fotógrafo ‘freelancer’ desempenhou as funções de secretário da Casa Civil na Presidência da República.
Coordenador do Programa Embaixadores da Esperança, do Governo de Cabo Verde, José Pereira, autor de “Boka Fumo” é apontado como um autêntico exemplo de superação, dada a forma como vem realizando trabalhos de intervenção social impactante nos últimos anos."
FM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar