
Porto Novo, 22 Jun (Inforpress) – O ministro da Cultura, e Indústrias Criativas, António Duarte, é esperado hoje no município do Porto Novo, em Santo Antão, para a primeira visita oficial, que acontece três dias após a tomada de posse do novo Governo.
O novo titular da pasta da cultura e indústrias criativas desloca-se a Porto Novo a convite da edilidade para representar o executivo central nas festividades de São João neste município, que se assinalam a 24 de Junho.
A edil do Porto Novo, Elisa Pinheiro, confirmou que António Duarte vai estar de visita a Porto Novo durante as festas do santo padroeiro, uma manifestação popular muito marcada pela cultura nas suas várias vertentes.
O teatro, a música e dança tem estado no centro das atenções das festas de São João, cujo programa já contemplou, entre outros eventos, um desfile de vozes locais, a quinta edição do festival de morna (morna fest) e uma noite de teatro, além do tradicional desfile dos grupos de romaria e dos bailes de São João.
O executivo camarário deve aproveitar a visita do novo ministro da Cultura e Indústrias Criativas para abordar o dossiê sobre a candidatura das festas de São João a património imaterial da humanidade, um processo que já vinha sendo discutido com o anterior Governo.
As festas de São João no Porto Novo são património imaterial nacional desde 2017.
Segundo apurou ainda a Inforpress, a criação do museu nacional das romarias, a localizar-se na cidade do Porto Novo, deverá ser outro projecto a ser abordado entre António Duarte e a edilidade porto-novense.
A autarquia prevê investir, neste ano de 2026, quase 44 mil contos na cultura, designadamente na promoção de eventos culturais, na realização de festivais e na valorização do património material e imaterial do município.
Apoio a grupos culturais, artistas e iniciativas criativas, a dinamização de espaços culturais e o incentivo à leitura e expressão artística são outros propósitos da câmara municipal para este ano.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar