Porto Novo: Eleitos municipais do MpD exigem investimentos no saneamento nas zonas rurais

Inicio | Política
Porto Novo: Eleitos municipais do MpD exigem investimentos no saneamento nas zonas rurais
06/07/26 - 01:45 pm

Porto Novo, 06 Jul (Inforpress) – Os eleitos municipais do Movimento para a Democracia (MpD) na Assembleia Municipal do Porto Novo, em Santo Antão, exigiram hoje da edilidade porto-novense investimentos no sector do saneamento nas zonas rurais.

Os representantes do MpD alertaram para o caso do Planalto Norte, onde os criadores de gado têm estado a pedir a criação de um aterro sanitário para resolver o problema de proliferação de resíduos nesta localidade.

Os eleitos defendem “a construção, com a urgência que o caso impõe, de um pequeno aterro sanitário” no Planalto Norte, para o depósito adequado do lixo produzido naquele planalto, onde se pratica ainda o pastoreio livre.

Trata-se de “uma justa preocupação” dos criadores de gado, que “temem pela sustentabilidade da actividade pecuária na região, com um efectivo de cerca de seis mil cabeças de gado”, avançou a mesma fonte.

No entender dos eleitos municipais do MpD, a ausência de um espaço apropriado para o acondicionamento dos resíduos sólidos constitui “uma ameaça real à sanidade animal e à prática do pastoreio livre” nessa região, colocando em risco o sustenta de muitas famílias.

Solidarizam-se, igualmente, com as populações de outras comunidades rurais do município, nomeadamente Chã de Norte, Ribeira da Cruz, Tarrafal de Monte Trigo e Alto Mira, que também esperam por “soluções eficazes na gestão” dos resíduos sólidos.

O MpD exige que a edilidade porto-novense “concretize com celeridade e transparência” o investimento anunciado de 20 mil contos na melhoria do sistema de recolha e tratamento de resíduos sólidos, sugerindo que “os recursos sejam aplicados prioritariamente nas zonas rurais”.

JM/CP

Inforpress/Fim 

Partilhar