
Porto Novo, 24 Out (Inforpress) – Porto Novo, na ilha de Santo Antão, recebe, a partir de 31 de Outubro, e ao longo do mês de Novembro, sessões de cinema itinerante nas comunidades deste município, numa iniciativa da associação Olho Largo.
A iniciativa insere-se no âmbito do “Projecto Burrin”, implementado pela associação Olho Largo, que tem permitido levar o cinema de animação e ficção a crianças e adultos de várias localidades do concelho do Porto Novo.
A associação Olho Largo informou que a presente edição do cinema itinerante tem o apoio do IndieJúnior, através do Cineclube da Associação IndieLisboa, do Cinanima e da recém-criada distribuidora Olharapo.
Esta associação explicou ainda que este projecto reforça uma rede colaborativa nacional e internacional, que aposta na descentralização da cultura e no envolvimento directo das comunidades locais com pouco acesso ao cinema.
A partir do dia 31 de Outubro, as sessões começam a partir do Tarrafal de Monte Trigo, prosseguindo nos dias 08, 15, 22 de Novembro na cidade do Porto Novo (Covoada, Berlim e Fundo de Lombo Branco, respectivamente), terminando a 29 de Novembro na Ribeira Fria.
O programa inclui uma selecção de curtas-metragens de animação e ficção portuguesas.
Entre os filmes seleccionados estão o Olá Avó, O Chapéu, A Cada Dia Que Passa, Kiki and Bouba e O Conto da Raposa.
O “Projeto Burrin” nasce como uma homenagem ao burro “símbolo de resistência, adaptação e teimosia”, sendo “um companheiro indispensável na vida rural de Santo Antão, carregando nas costas a missão de levar o cinema onde ele raramente chega”, informou a mesma fonte.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar