Ministro da Administração Interna anuncia nova era na Polícia Nacional focada na prevenção e tecnologia

Inicio | Sociedade
Ministro da Administração Interna anuncia nova era na Polícia Nacional focada na prevenção e tecnologia
24/08/26 - 02:03 pm

Cidade da Praia, 24 Ago (Inforpress) – O ministro da Administração Interna, Carlos Sena Teixeira, empossou hoje os novos dirigentes da Polícia Nacional, anunciando uma transição para um modelo de segurança pública focado na prevenção, tecnologia e inteligência de dados. 

A nova estratégia, segundo disse no seu discurso de empossamento, prioriza a proximidade com o cidadão e a antecipação criminal e visa alcançar um policiamento mais inteligente e eficaz, contando com a colaboração de diferentes instituições.

“Acreditamos que uma força policial motivada, respeitada e com perspectivas claras de evolução na carreira é o pilar fundamental para uma sociedade verdadeiramente segura. Este novo modelo que propomos não é apenas um documento administrativo. É, sim, um compromisso sagrado com o futuro da segurança do nosso país”, disse o ministro.

Face a este anúncio, Carlos Sena apelou ao esforço conjunto de todos os comandos e direcções regionais. 

O governante alegou que os desafios da criminalidade moderna exigem resiliência, integridade e uma visão de futuro, mas caminhando de forma firme. 

Defendeu, igualmente, que nesta nova etapa a Polícia Nacional tem a oportunidade de se construir mais forte, mais profissional e muito mais próxima dos cidadãos.

“O sucesso da vossa liderança será o sucesso de toda a nossa sociedade. Confio plenamente na vossa capacidade, na vossa honra e no vosso sentido de dever para honrar esta farda e esta missão. Por isso, desejo a todos os novos dirigentes o maior sucesso no desempenho das vossas nobres funções”, declarou, realçando que a Polícia Nacional pertence à República e não a um Governo ou a um partido político.

O governante asseverou ainda que, nesta legislatura, haverá tempo para investimentos. Neles, será concretizada a criação da Academia de Segurança Interna, o reforço dos efectivos e das chefias, a melhoria das infra-estruturas e das condições de trabalho, a modernização dos equipamentos e das comunicações e o aumento da capacidade operacional de investigação e intervenção.

Afirmou também que, enquanto tutela, quer investir no maior património da Polícia Nacional: os homens e as mulheres que diariamente servem e protegem a todos. Além disso, garantiu avançar com o PCFR (Plano de Carreiras, Funções e Remunerações).

Lembrou que, dentro da Polícia Nacional, o mérito, o trabalho, a formação, a disciplina, o esforço, a dedicação, a competência e os resultados contam para o reconhecimento dos que verdadeiramente se distinguem pelo serviço que prestam à instituição e ao país.

Para haver mudanças, prometeu que o Estado fará a sua parte, mas que a Polícia Nacional também deverá fazer o que lhe compete, pois o que se exige é disciplina, justiça e humanização.

O Ministério da Administração Interna de Cabo Verde empossou e reconduziu ao cargo 17 polícias, entre os quais uma mulher, Zelinda Carvalho. 

O novo director da Polícia Nacional, o Superintendente-Geral Jorge Humberto, também tomou posse. Todos assumiram o compromisso de honrar o seu trabalho e o seu cargo.

PC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar