Porto Inglês, 16 Jul (Inforpress) – O ministro do Mar, Jorge Santos, assegurou na terça-feira que o Governo começou a resolver os problemas da ilha do Maio, nomeadamente em relação aos transportes marítimos, actualmente com cinco ligações semanais.
Durante uma visita à ilha, Jorge Santos reconheceu a existência de problemas, mas sublinhou que as soluções estão a ser implementadas, nomeadamente através da garantia da mobilidade da população.
“Esses problemas estão todos equacionados, as soluções também, e neste momento temos cinco frequências semanais marítimas e três aéreas. Isso permite que haja, pelo menos, um respirar da ilha do Maio, principalmente no seu abastecimento e na circulação de pessoas”, afirmou à imprensa.
O ministro garantiu também que os navios Liberdadi e Praia d’Aguada já se encontram “praticamente navegáveis”, o que deverá melhorar a situação dos transportes marítimos na ilha do Maio.
Contudo, o assoreamento da rampa metálica do Porto Inglês continua a suscitar preocupação, dificultando de forma recorrente a atracação de navios de carga.
Nesse sentido, o ministro assegurou que a Enapor (Empresa Nacional de Administração dos Portos) já dispõe de equipamentos reforçados e que está a ser ponderada a aquisição de uma draga para mitigar os impactos do “assoreamento exagerado” que afecta a infra-estrutura portuária.
RL/CP
Inforpress/Fim
Partilhar