
Santa Maria, llha do Sal, 23 Jul (Inforpress) – O secretário de Estado do Turismo afirmou hoje, no Sal, que é preciso “arregaçar as mangas” e implementar soluções para “transformar as receitas em bem-estar para as populações”, após o seu primeiro encontro com instituições e autoridades locais.
Este primeiro encontro de José Pimenta Lima insere-se no programa delineado pelo governante para a ilha do Sal, que passa por fazer um levantamento detalhado da situação do sector turístico.
“Conhecemos muitos dos problemas, sabemos que há muitos problemas que já foram anteriormente identificados em outras actividades. Temos que ir usando um termo muito prático, arregaçar as mangas e ir ao terreno para implementar”, declarou José Pimenta Lima, aproveitando a sua experiência anterior na autarquia local.
O governante sublinhou que o turismo não pode ser trabalhado de forma isolada, devendo envolver transversalmente todas as áreas, como a saúde, a habitação e os transportes, em consonância com o programa do Governo que visa garantir a universalidade de direitos.
“O turismo tem que ser todas as áreas, todos os sectores a trabalharem no mesmo sentido. O Governo reafirma a sua intenção de fazer uma actuação em que deixa de ser luxo determinados acessos para passar a ser um direito”, frisou.
Dado o aumento da projeção mundial do arquipélago, o secretário de Estado alertou para a probabilidade de mais pessoas procurarem Cabo Verde para viver, o que exige uma melhoria contínua das condições oferecidas, num esforço conjuntural que deve contar com as instituições locais e os operadores económicos.
Instado sobre as preocupações que merecem resposta imediata, José Pimenta Lima apontou questões que não dependem de grandes recursos ou estudos, mas sim da aplicação de medidas e estruturas já existentes.
A título de exemplo, citou a comissão de gestão da praia de Santa Maria, salientando que persistem reclamações relativas ao assédio a turistas, animais à solta e crianças na praia, para além da necessidade de desburocratização dos procedimentos administrativos.
“Há empresas que se queixam da necessidade de maior celeridade. Tudo isso o Governo vai empenhar-se para que, a curto prazo, possamos começar a ter algumas melhorias visíveis no sector do turismo”, assegurou.
O programa de trabalho do secretário de Estado para o Turismo na ilha do Sal prossegue na sexta-feira, 24, com um encontro mais alargado, dirigido aos operadores e empresas de menor dimensão, com o objectivo de auscultar o sector e encontrar soluções, nomeadamente através da revisão de regulamentos ou normas obsoletas.
NA/AA
Inforpress/Fim
Partilhar