
Cidade da Praia, 17 Mai (Inforpress) – A menos de duas horas do encerramento das urnas, a Inforpress fez uma ronda por algumas mesas de voto em São Domingos, onde constatou possíveis elevadas taxas de abstenção associados pelos presidentes de mesas ao fenómeno da emigração.
Em São Domingos, na mesa SD-AI-01, dos 385 inscritos, apenas 178 pessoas tinham votado até ao mesmo período.
Na mesa SD-AI-01, em Neta Gomes, dos 271 eleitores inscritos, somente 111 tinham comparecido às urnas.
O presidente da mesa, Hélio Semedo, considerou que o concelho poderá registar uma “grande abstenção”, motivada principalmente pela emigração.
Na mesa SD-121, em Boa Vista, também em São Domingos, dos 261 inscritos, apenas 121 tinham votado.
Entretanto, em Ribeirão Chiqueira, ainda no concelho de São Domingos, na mesa SD-1-01, dos 275 eleitores inscritos, apenas 102 exerceram o direito de voto.
A presidente da mesa, Cláudia Moniz Gomes, acredita igualmente que a elevada abstenção poderá estar relacionada com a emigração.
Segundo os membros das mesas ouvidos pela Inforpress, os cadernos eleitorais continuam também a incluir nomes de pessoas já falecidas, situação que, no entender dos mesmos, poderá contribuir para o aumento das taxas de abstenção registadas.
Na Escola da Capelinha, Fazenda, na mesa PR-AK-09, dos 425 inscritos, apenas 159 tinham votado até perto do encerramento das urnas.
A presidente da mesa, Judite Barbosa, manifestou preocupação com o número reduzido de votantes
Ao todo serão 416.300 eleitores, dos quais 344.284 inscritos nas ilhas e 72.051 no estrangeiro.
Os eleitores estão distribuídos por cerca de mil mesas de voto no arquipélago e mais de 200 na diáspora, num escrutínio que decorre das 08:00 às 18:00.
Das cinco forças políticas na corrida, apenas o Movimento para a Democracia (MpD) e o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) apresentaram listas em todos os 13 círculos eleitorais, dos quais dez no arquipélago e três na diáspora.
A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) concorre em dez círculos, o Partido Popular (PP) e o partido Pessoas, Trabalho e Solidariedade (PTS) concorrem em seis círculos, cada.
Numa mensagem à nação na véspera do escrutínio, o Presidente da República, José Maria Neves, exortou os cabo-verdianos, no país e na diáspora, a participarem massivamente no acto e ao voto consciente, sublinhando que a abstenção fragiliza a democracia.
Nas legislativas de 2016, a abstenção foi de 34%, crescendo para 42% em 2021, durante um período de restrições devido à pandemia de covid-19.
A votação está sendo acompanhada por cerca de 200 observadores internacionais.
LC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar