Governo ausculta autarcas para alinhar prioridades dos próximos orçamentos

Inicio | Política
Governo ausculta autarcas para alinhar prioridades dos próximos orçamentos
20/08/26 - 01:30 pm

Cidade da Praia, 20 Ago (Inforpress) –  O primeiro-ministro de Cabo Verde, Francisco Carvalho, garantiu hoje que a sua governança vai ser de forma igual para todos os municípios, independentemente da cor política uma vez que são todos autarcas do país.

Francisco Carvalho que falava à imprensa no âmbito do encontro de auscultação que manteve hoje com alguns presidentes de câmara da ilha de Santiago realçou que o objectivo destas reuniões directas é alinhar as prioridades locais com o Orçamento do Estado.

O Chefe do Governo sublinhou que enquanto todas as autarquias representam a República de Cabo Verde serão tratadas de forma igual e por isso, a lógica de actuação do executivo assenta na igualdade.

“Estamos a fazer esta ronda de diálogo directo e frente a frente entre Governo e autarcas para ouvirmos quais as prioridades de cada território. Esta é a melhor altura para ouvi-los, pois, estamos na fase de preparação do Orçamento do Estado de 2027”, disse.

Francisco Carvalho afirmou ainda que o foco da auscultação está dividido em dois momentos financeiros: Orçamento de 2026: para identificar o que ainda é possível rectificar e apoiar de imediato e Orçamento de 2027 para integrar as prioridades estruturantes definidas pelos autarcas para o próximo ano e para o resto dos seus mandatos.

O compromisso com os transportes marítimos, segundo o primeiro-ministro, continua a ser válido.

“O Governo não vai recuar perante este desafio essencial. A meta principal passa por garantir, pelo menos, uma ligação marítima diária para todas as ilhas. Temos de criar condições para o Estado e o Governo funcionarem bem, para as ilhas e a economia funcionarem melhor e ter efeito na economia das famílias”, concluiu

A iniciativa decorre nos dias 20, 21 e 22 e contará também com a participação do ministro da Coordenação de Projectos Especiais e Acesso a Fundos, José Carlos Varela.

PC/HF

Inforpress/fim

Partilhar