Fogo:  Vinho Reserva 2023 “Denti D’Oro” de Monte Losna lançado na comunidade cabo-verdiana nos EUA

Inicio | Economia
Fogo:  Vinho Reserva 2023 “Denti D’Oro” de Monte Losna lançado na comunidade cabo-verdiana nos EUA
20/04/26 - 08:55 am

São Filipe, 20 Abr (Inforpress) - A comunidade cabo-verdiana em Boston viveu, no sábado, 18, uma noite marcada por emoção, cultura e orgulho das suas raízes, com o lançamento do vinho reserva 2023 “Denti D’Oro”, da vinícola Monte Losna.

O evento teve lugar no restaurante Cesária, um espaço emblemático para a diáspora cabo-verdiana na cidade de Boston, e reuniu dezenas de convidados, entre amigos, familiares e apreciadores da cultura e da gastronomia cabo-verdiana, segundo o responsável de Monte Losna, Jojo Fontes. 

Mais do que a apresentação de um novo produto, a ocasião, explicou, transformou-se numa “verdadeira homenagem à tradição da ilha do Fogo”, destacando o papel da vitivinicultura e o espírito empreendedor dos seus produtores.

Num ambiente acolhedor, os presentes partilharam memórias, histórias e ligações com Cabo Verde, reforçando o sentimento de pertença e identidade cultural.

O lançamento foi acompanhado de música cabo-verdiana com atuações de artistas como Michel Montrond, Tony de Marineta, Katea e a banda liderada pelo mestre Andy Andrade, em que ritmos tradicionais como morna, coladeira, funaná e talaia-baxu envolveram o público e criou uma ponte emocional entre Boston e o arquipélago.

Produzido a partir de uvas selecionadas nas encostas vulcânicas da ilha do Fogo, o vinho reserva 2023 apresenta-se como um tinto encorpado e complexo, refletindo o ‘terroir’ único da região. 

Com notas de frutas maduras, especiarias e nuances de carvalho, o vinho destaca-se pela sua autenticidade e qualidade, segundo o responsável de Monte Losna.

“O lançamento em Boston representa um passo importante na estratégia de internacionalização da vinícola Monte Losna, que pretende afirmar os vinhos cabo-verdianos no mercado global”, disse Jojo Fontes, que sublinhou que, numa fase posterior, o produto será comercializado nos Estados Unidos através de um representante.

Neste momento, salientou, o foco mantém-se no mercado nacional e está prevista a apresentação do vinho na ilha do Fogo durante as festas do Município e da Bandeira de São Filipe. 

A Adega de Monte Losna avalia ainda a possibilidade de participar em festivais internacionais de vinho, reforçando a sua ambição de crescimento e reconhecimento além-fronteiras.

Depois do lançamento no ano passado dos vinhos “Nhô Djemi” (tinto) e “Teresa Fontes” (branco) para homenagear o legado familiar com mais de cinco décadas e o potencial vitivinícola da ilha, Monte Losna lança agora no mercado apresenta agora o vinho reserva 2023”Denti d´Oro” .

JR/AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar