Fogo: Semana Nacional dos Reclusos marcada com exposição/venda e feira de saúde

Inicio | Sociedade
Fogo: Semana Nacional dos Reclusos marcada com exposição/venda e feira de saúde
22/09/26 - 12:10 pm

São Filipe, 22 Set (Inforpress) – A Semana Nacional dos Reclusos, que decorre até sexta-feira, 25, está a ser assinalada na Cadeia Regional do Fogo com actividades destinadas a promover a reinserção social e a valorização das capacidades dos reclusos.

A iniciativa, promovida pelo Ministério da Justiça e com abrangência nacional, arrancou com uma demonstração de pintura ao vivo, na presença de convidados, e prossegue hoje com uma exposição e venda de produtos artesanais e agrícolas no Alto de São Pedro, em São Filipe, entre as 09:00 e as 17:00.

Segundo o director substituto da Cadeia Regional do Fogo, João Montrond, estarão disponíveis produtos confeccionados pelos reclusos, nomeadamente pintura, rendas, bordados e estampagem, além de produtos agrícolas produzidos nas proximidades do estabelecimento prisional, na zona da Casa Betânia.

A Cadeia Regional do Fogo dispõe de espaços destinados à criação de suínos, aves e caprinos, bem como de uma oficina de carpintaria e outras áreas de aprendizagem e produção, integradas na estratégia de preparação dos reclusos para o regresso à sociedade.

João Montrond explicou que existe a possibilidade de ampliar estes projectos, de modo a proporcionar formação profissional aos reclusos e criar condições para que, após o cumprimento das penas, possam exercer actividades geradoras de rendimento. 

A aposta pretende igualmente permitir gerar receitas para o estabelecimento prisional e para os próprios reclusos.

Para quarta-feira, 23, está prevista, nas instalações da Cadeia Regional, uma feira de saúde, com a participação da Delegacia de Saúde e de médicos e enfermeiros, que deverão realizar consultas e vários tipos de rastreios e exames aos reclusos.

Na quinta-feira, 24, as actividades serão dedicadas às visitas dos familiares, enquanto o encerramento, na sexta-feira, 25, será marcado por actividades culturais, música e outras iniciativas.

Paralelamente às actividades da Semana Nacional dos Reclusos, mantém-se a expectativa quanto à reabilitação da estrada de acesso à Cadeia Regional do Fogo, que se encontra em estado avançado de degradação.

A Câmara Municipal de São Filipe lançou um segundo concurso para a selecção da empresa que deverá executar a obra, enquadrada no protocolo de cooperação assinado em Fevereiro de 2026 entre a autarquia e o Ministério da Justiça.

A intervenção prevê a reabilitação de aproximadamente quatro quilómetros de estrada e está orçada em cerca de 14 mil contos, sendo o financiamento assegurado em partes iguais pela Câmara Municipal de São Filipe e pelo Ministério da Justiça.

Segundo informações avançadas pela edilidade de São Filipe, a autarquia já recebeu 50 por cento (%) da comparticipação financeira do Ministério da Justiça.

O projecto foi dividido em dois lotes, o primeiro contempla o troço entre as imediações do Porto de Vale dos Cavaleiros e a Cadeia Regional do Fogo, onde está prevista uma intervenção profunda na plataforma rodoviária.

O segundo lote abrange o troço entre a Cadeia Civil e Achada Malva, onde estão previstas melhorias pontuais destinadas a reforçar as condições de circulação.

Enquanto se aguarda pela selecção da empresa e pelo arranque da obra, está a ser desenvolvido um trabalho com os reclusos que já reúnem os requisitos exigidos para poderem ser integrados como mão-de-obra na execução dos trabalhos de reabilitação da estrada.

A Cadeia Regional do Fogo conta actualmente com mais de 170 reclusos, dos quais seis são do sexo feminino.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar