São Filipe, 16 Abr (Inforpress) - O espaço Jazz Zebra, na cidade de São Filipe, acolhe até o dia 03 de Maio a exposição "Poetografia Contrastes", do fotógrafo e poeta Ary Reis.
A mostra reúne dez fotografias que “capturam a essência” da ilha do Fogo, desde as paisagens vulcânicas de Chã das Caldeiras aos contrastes urbanos da cidade de São Filipe.
Com o conceito de "Poetografia", que une a poesia interior do artista à sua expressão fotográfica, Ary Reis apresenta imagens que transitam entre o abstrato e o concreto, o preto e branco e as cores vibrantes.
Mais de metade dos quadros retratam a “grandiosidade” da Chã das Caldeiras, enquanto outras exploram os mistérios e contrastes da cidade de São Filipe.
"Esta ilha sempre me cativou pelas suas cores vulcânicas, pelo pôr do sol que se mistura com o verde das plantas. Tudo aqui tem uma magia única", afirmou o artista, que já em 2019, na sua primeira exposição, dedicara uma parte da exposição à Ilha do Fogo.
As fotografias estão disponíveis para venda, oferecendo ao público a oportunidade de levar para casa um “pedaço da beleza” da ilha.
Além da exposição, Ary Reis revela “planos ambiciosos” para a cultura com a criação de um espaço “Amigos dos Livros” em São Filipe, seguindo o modelo já existente na ilha de Santiago.
O projecto, explicou, pretende ser um polo multicultural, integrando arte, literatura e fotografia.
"Queremos trazer feiras de livros, lançamentos editoriais e mais eventos que movimentam a cena artística da cidade", adiantou o artista.
O mesmo anunciou que na próxima semana vai promover, em parceria com a autarquia, uma feira do livro na Alameda Cruz dos Passos, assim como a apresentação da Editora Amigos dos Livros e das obras editadas.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar