
Lisboa, 20 Ago (Inforpress) – Cabo Verde passa a integrar a plataforma ‘theomini.com’, especializada em fusões e aquisições, juntando-se a Angola e Portugal numa rede que pretende aproximar empresas e investidores e facilitar operações de compra e venda de participações empresariais.
A iniciativa é promovida pela OMINI, boutique luso-angolana especializada em fusões e aquisições (M&A), que anunciou a expansão da sua plataforma ao mercado cabo-verdiano.
De acordo com um comunicado assinado pelo presidente do conselho de administração da OMINI, Staline Pacheco, a expansão pretende criar uma ponte financeira entre Angola, Portugal e Cabo Verde, que permite negociar participações directas das empresas, através do ‘private equity’ [compra e venda de empresas total ou parcial].
A plataforma permite que qualquer empresa cabo-verdiana "juridicamente organizada e em operação" venda a totalidade ou parte da empresa para investidores nacionais ou internacionais, com destaque para investidores portugueses e angolanos.
Paralelamente, grupos cabo-verdianos passam a poder negociar, pela primeira vez, a aquisição de empresas em Angola ou em Portugal de forma directa, sem camadas de intermediação adicionais, excepto a própria theomini.com e a sua rede de parceiros, composto por advogados, consultores e assessores especializados.
Através da ‘theomini.com’, empresas cabo-verdianas juridicamente constituídas e em funcionamento poderão apresentar oportunidades de venda total ou parcial a investidores nacionais e internacionais, com destaque para empresários e grupos económicos de Portugal e Angola.
Para integrar a plataforma, as empresas interessadas deverão apresentar documentação legal, histórico financeiro, número de trabalhadores e informação sobre o seu potencial de crescimento.
“Estas informações não são partilhadas publicamente. Só serão disponibilizadas a investidores interessados após a assinatura de um Acordo de Confidencialidade (NDA)”, esclareceu a OMINI.
A plataforma posiciona-se como um ecossistema de negócios em M&A e pretende movimentar 100 milhões de euros em operações de compra e venda de empresas nos três mercados até 2028, segundo a empresa.
A mesma fonte destacou ainda as ligações aéreas entre Luanda e Praia, da TAAG, e entre Lisboa e Praia, da TAP, considerando que estas facilitam a circulação de executivos e a concretização de negócios nos três mercados com coordenação OMINI.
A OMINI convida empresários, grupos económicos e investidores cabo-verdianos a conhecerem a plataforma e a explorarem oportunidades de investimento nos três mercados.
Fundada pelo empresário angolano Staline Pacheco e com sede principal em Portugal, a OMINI conta com uma rede de consultores, escritórios de M&A e assessoria jurídica, que realizam a análise técnica e jurídica prévia de todos os activos antes de chegarem à plataforma.
FM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar