
Nova Sintra, 05 Jan (Inforpress) - As comunidades bravenses estão a preparar-se para celebrar, hoje, a tradicional Noite de Reis, assinalada a 6 de Janeiro, data da Epifania que marca o encerramento do ciclo natalino.
Em declarações à Inforpress, a responsável do grupo da localidade de Cova Rodela, Carolina Lopes, garantiu que já está tudo preparado para o início da celebração, reconhecendo, no entanto, que a festa poderá não ter a mesma dimensão das comemorações do final do ano.
“Já está tudo organizado. A festa pode não ser como a do final de ano, mas vamos divertir-nos na mesma”, afirmou, acrescentando que a celebração será feita “à moda antiga”, com tocadores ao vivo.
Segundo a mesma fonte, a participação de várias pessoas já está confirmada, o que reforça a importância de manter viva esta tradição. “O importante é continuarmos com a nossa tradição”, frisou.
Por sua vez, o responsável pela organização da festa na localidade de Furna, Pedro Morais Cardoso, disse que também estão a preparar a celebração da referida data, mas lamentou que a tradição da Noite de Reis na ilha Brava tenha vindo a perder força ao longo dos anos.
“Antigamente esta festa era levada muito a sério aqui na Brava. Actualmente, muitas tradições da ilha estão a desaparecer, o que é lamentável”, considerou, sublinhando, no entanto, que os organizadores continuam a lutar para que a celebração não acabe.
“Esperamos que hoje tudo corra bem”, concluiu.
A festa dos Santos Reis, também conhecida como Reis Magos ou Três Reis Magos, faz referência a Belchior, Gaspar e Baltazar, os sábios que, segundo a tradição cristã, visitaram o Menino Jesus em Belém, levando ouro, incenso e mirra. Celebrada a 6 de Janeiro, a Epifania encerra oficialmente o período natalino e está associada a diversas manifestações culturais e religiosas em vários países.
DM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar