Boa Vista: Semana da Morna 2025 aposta na transmissão cultural e vê na morna um potencial turístico

Inicio | Cultura
Boa Vista: Semana da Morna 2025 aposta na transmissão cultural e vê na morna um potencial turístico
25/09/25 - 12:08 pm

Sal Rei, 25 Set (Inforpress) – A Semana da Morna 2025, na Boa Vista, ultrapassou a dimensão da celebração, apostando na preservação do género musical através de iniciativas de transmissão de conhecimento junto das gerações mais novas e idosos, e no potencial turístico.

Segundo a vereadora Nádia Santos, na noite de 24 de Setembro, no evento Palco Maria Bárbara, a Câmara Municipal da Boa Vista tem o compromisso e a missão de passar a morna de "geração em geração".

Segundo a mesma, o Projecto Baxom encaixa-se exactamente na essência de manter a tradição, e o Palco Maria Bárbara foi isso, artistas, compositores, intérpretes da ilha cantando a morna tradicional e proporcionando um momento terra-terra.

Nádia Santos também referiu algumas actividades já realizadas como a “Morna na Escola” na Escola de Rabil, com o músico "Cacá", que tocou e, fundamentalmente, explicou o significado das letras e das palavras às crianças do 4.º ano, visando incutir o que é “genuíno” da cultura cabo-verdiana.

E destacou ainda a importância da "Morna Cantada e Contada" realizada em Fundo das Figueiras, um momento de confraternização entre idosos de várias zonas da ilha, onde cantando e contando com o músico Romeu esmiuçaram letras de mornas antigas da Boa Vista, explicando o que está por detrás das composições para preservar a cultura oral.

Um ponto crucial da programação, segundo a vereadora, será a conversa aberta com o tema “O Percurso Evolutivo da Morna na Afirmação da Identidade Cultural Nacional e a sua Potencialidade enquanto Produto Turístico”, agendada para sexta-feira, 26, no Centro de Artes e Cultura (CAC), terá como oradores o sociólogo e Investigador, César Monteiro e o antropólogo e Mestre em Património, Martinho Brito, acompanhados pelo moderador Manuel Brito.

"Vamos falar um pouco da importância da morna de maneira que possamos trabalhar com um potencial turístico," salientou Nádia Santos

A vereadora lamentou a "decadência" das noites cabo-verdianas e defendeu a necessidade de diversificar a oferta turística, explorando a morna como um património cultural e turístico da ilha e do mundo, convidando a sociedade civil e o sector do turismo a juntarem-se ao debate.

A Semana da Morna prevê para hoje a noite, a tradicional Serenata, que incluirá um momento de confraternização junto à casa dos familiares de Herculano Vieira, o músico e combatente da Liberdade da Pátria homenageado nesta edição, culminará a 27 de Setembro com o Festival de Mornas na Praia Diante.

MGL/HF

Inforpress/Fim

 

Partilhar