Boa Vista: Projecto "Baxom" dinamiza cultura e promove morna "raiz" no Palco Maria Barba

Inicio | Cultura
Boa Vista: Projecto "Baxom" dinamiza cultura e promove morna "raiz" no Palco Maria Barba
25/09/25 - 11:01 am

Sal Rei, 25 Set (Inforpress) – O Projecto "Baxom" marcou presença na Semana da Morna 2025, na Boa Vista, ao dinamizar e promover a morna tradicional no Palco Maria Barba, realizado na noite de quarta-feira, 24, em Povoação Velha.

A iniciativa, enquadrada nas actividades promovidas pela Câmara Municipal, a Associação dos Músicos, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e o Instituto do Património Cultural é também reforçada pelo Projecto Baxom que se propõe dinamizar a cultura e a promover a morna "raiz" e a cultura genuína da ilha.

O Palco Maria Barba decorreu em Povoação Velha, berço da cantadeira Maria da Purificação Pinheiro, que é anualmente homenageada pelo projecto, conforme avançou à Inforpress Manuel Brito, conhecido como Lela, mentor do projecto.

Segundo Lela, o principal objectivo do projecto é preservar a cultura, razão pela qual o Palco Maria Barba apresentou um repertório puramente tradicional, destacada pelo violão e pelo cavaquinho.

"O Palco Maria Barba é uma ideia que eu tenho vindo a desenhar há muitos anos e conseguimos a parceria da Câmara Municipal para implementá-la anualmente", explicou.

Lela acrescentou que o nome "Baxom" tem uma ligação directa com a música, expressão antigamente usada para se referir às pessoas que respondiam ao cantor principal, em contra voz, como o acto de fazer coro.

O evento, que visa homenagear Maria Barba e outros artistas da ilha, culminou com a entrega de certificados aos músicos participantes, acto que reforça o reconhecimento do contributo dos artistas na manutenção e transmissão deste género musical, classificado como Património Imaterial da Humanidade.

A Semana da Morna 2025, que vai até 27 de Setembro, continua hoje com uma serenata que prevê percorrer algumas ruas de Sal Rei e culminar na residência do artista homenageado deste ano, Herculano Vieira.

MGL/HF

Inforpress/Fim

Partilhar