Sal Rei, 02 Jul (Inforpress) – A ilha da Boa Vista celebrou na terça-feira, 01, o talento de Bianca da Rocha, 13 anos, que com o lançamento do seu primeiro livro se tornou a mais jovem autora de Cabo Verde.
O lançamento de "Bia de Lulucha – Férias no Algarve", enquadrado nas festividades do Município da Boa Vista e de Santa Isabel, e na iniciativa Sal Rei - Capital Cabo-verdiana da Juventude, decorreu na Feira Cultural Santa Isabel, no Largo Ká Gadji.
Contou com a presença de diversas figuras, incluindo o presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, além de familiares e comunidade.
Emocionada, em declarações à imprensa, a escritora infantojuvenil manifestou "muita emoção" e contentamento com a concretização do seu sonho.
"Estou a sentir-me assim, é muita emoção, estou muito contente. Queria agradecer a todas as pessoas que me apoiaram. Muito obrigada", afirmou Bianca da Rocha.
A mesma descreveu a experiência de se tornar “oficialmente” uma autora e destacou que o apoio da sua família foi o ponto alto do dia.
A jovem autora afirmou que "escrever um livro não é fácil", requerendo "muita concentração e muita determinação", e encorajou futuros escritores.
Afirmou que "não é impossível", bastando focar e saber o que importa realmente.
Alzira Mosso, mãe de Bianca, manifestou “profunda gratidão” pelo apoio recebido para a concretização deste projeto, especificamente à EDF, ao IBGE Jovem e, de forma particular, ao Projeto Cultura, representado pela vereadora Nádia, pela directora da Cultura Lady Diana e por Angélica, responsável pela biblioteca.
A mãe de Bianca enalteceu o talento da filha, que considera um dom familiar.
O presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, elogiou e desejou um "futuro brilhante" à jovem prodígio, aproveitando a ocasião da celebração dos 50 anos da independência do país para recordar a frase de Amílcar Cabral “as crianças são a flor da revolução”.
Afirmou que Bianca da Rocha é uma "flor da revolução", realçando a importância da cultura, da literatura e da arte como elementos transformadores, independentemente da idade.
O lançamento de “Bia de Lulucha – Férias no Algarve” não se limita à concretização do sonho de Bianca da Rocha, foi considerado também como uma inspiração para a juventude cabo-verdiana, demonstrando que o talento e o apoio podem abrir portas para grandes conquistas.
MGL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar