
Ribeira Brava, 12 Mai (Inforpress) – O cabeça de lista da UCID por São Nicolau, Elton Sequeira, defendeu hoje mais investimento e melhores infraestruturas para o sector das pescas no Tarrafal, apontando dificuldades estruturais persistentes.
Em declarações à Inforpress, no âmbito de uma acção de campanha porta-a-porta no Tarrafal, Elton Sequeira afirmou que os pescadores da localidade continuam a enfrentar dificuldades relacionadas com a falta de isca, insuficiente capacitação profissional e ausência de espaços adequados para o desembarque e comercialização do pescado.
O candidato reconheceu a existência de investimentos no sector, nomeadamente a construção de um complexo de pesca, mas considerou que persistem limitações que continuam a afectar a actividade pesqueira na ilha.
“É um sector que precisa de maior apoio e capacitação. O desembarque continua a ser um dos maiores problemas e os pescadores artesanais enfrentam dificuldades, inclusive no cais de pesca recém-construído”, afirmou.
Elton Sequeira sustentou que as infraestruturas existentes não respondem plenamente às necessidades da pesca artesanal, referindo que até embarcações de maior dimensão têm registado dificuldades operacionais no local.
O candidato da UCID defendeu ainda a criação de melhores condições para os peixeiros, sublinhando a necessidade de um espaço mais adequado para a venda do pescado.
Relativamente à fábrica conserveira SUCLA, no Tarrafal, Elton Sequeira apontou dificuldades relacionadas com o transporte de matérias-primas e produtos acabados, bem como os custos associados a taxas.
Defendeu, por isso, uma maior atenção das autoridades à unidade industrial, considerando o seu potencial na criação de emprego e na dinamização da economia local.
“É uma das fábricas conserveiras mais antigas de Cabo Verde e devia beneficiar de condições especiais para continuar a criar empregos e dinamizar a economia local”, afirmou.
A comitiva da UCID em São Nicolau prossegue esta tarde a campanha na localidade de Praia Branca, no município do Tarrafal.
Nas legislativas de 17 de Maio concorrem cinco partidos aos 72 lugares parlamentares, distribuídos por 13 círculos eleitorais, dez no país e três na diáspora.
Nas últimas legislativas, em 2021, o Movimento para a Democracia (MpD) venceu com maioria absoluta, elegendo 38 deputados, seguido do PAICV com 30 e da UCID com quatro.
WM/JMV
Inforpress/fim
Partilhar