Legislativas2026/Fogo: PAICV defende transportes regulares e aposta no turismo rural para impulsionar desenvolvimento

Inicio | Política
Legislativas2026/Fogo: PAICV defende transportes regulares e aposta no turismo rural para impulsionar desenvolvimento
04/05/26 - 10:28 am

São Filipe, 04 Mai (Inforpress) – O cabeça de lista do PAICV pelo círculo do Fogo, Luís Nunes, afirmou, domingo, que o desenvolvimento do mundo rural da ilha depende de um sistema eficiente de escoamento da produção agrícola e pecuária.

Em acções de campanha, o candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) sublinhou que a previsibilidade nos transportes marítimos, aliada a preços competitivos, “é fundamental" para que os produtores possam planear a sua actividade e evitar o desperdício de excedentes.

Segundo Luís Nunes, a actual irregularidade das ligações marítimas é o principal entrave à competitividade da ilha, gerando prejuízos directos no rendimento e no emprego rural.

Entre as medidas para o mundo rural e para o sector da agricultura em particular, o candidato prometeu, caso o seu partido vença as legislativas de 17 de Maio, a reabertura do centro pós-colheita de Monte Barro, uma infra-estrutura que, conforme denunciou, está de portas fechadas “há mais de dez anos".

Para Luís Nunes, a reabertura deste centro permitirá a transformação de produtos e a redução de excedentes, garantindo que o trabalho dos agricultores e criadores seja valorizado.

O cabeça de lista do PAICV criticou ainda os dados de crescimento económico apresentados pelo Governo, defendendo que a riqueza, se ela exista, “não está a ser distribuída e sentida pela população”, mas sim por um grupo restrito.

O PAICV propõe uma distribuição mais equitativa dos recursos por todas as pessoas e por todas as ilhas.

No turismo, Luís Nunes indica que a proposta do PAICV é apostar no turismo rural, valorizando o estatuto do Fogo como Reserva Mundial da Biosfera, com foco no turismo de montanha, etnoturismo e enoturismo, promovendo produtos como o vinho e o café.

Hoje a candidatura do PAICV vai estar nas localidades de Jardim/Batente e Salto (São Filipe), Tinteira (Santa Catarina) e Mosteiros Trás (Mosteiros) com a presença do cabeça de lista, Luís Nunes.

Nas eleições legislativas do dia 17, cinco partidos políticos - PAICV, MpD, UCID, PTS e PP - concorrem aos 72 mandatos de deputado, distribuídos por 13 círculos eleitorais, dos quais dez no território nacional e três na diáspora.

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 18 de Abril de 2021, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 38 deputados, contra 30 do PAICV e quatro da UCID.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar