Legislativas 2026: UCID quer eleger deputado por São Nicolau para “equilibrar” Parlamento

Inicio | Política
Legislativas 2026: UCID quer eleger deputado por São Nicolau para “equilibrar” Parlamento
26/04/26 - 04:25 pm

Ribeira Brava, 26 Abr (Inforpress) – O presidente da UCID afirmou hoje que o partido quer eleger um deputado por São Nicolau nas legislativas de 17 de Maio, defendendo um Parlamento “mais equilibrado” e com maior representação da ilha.

Em conferência de imprensa de apresentação da lista da UCID por São Nicolau, João Santos Luís destacou que a escolha de Elton Sequeira e Nelson Spencer, como independentes, reflecte a abertura do partido à sociedade civil e aos académicos.

“Queremos que Elton Sequeira seja eleito deputado para que São Nicolau tenha uma voz firme e determinada no Parlamento, defendendo os interesses e as preocupações de um povo que tem sido abandonado pelos partidos que governaram Cabo Verde nestes 50 anos”, afirmou.

Segundo o líder dos democratas-cristãos, São Nicolau tem sido “abandonada” pelos sucessivos governos ao longo dos 50 anos de independência, apontando como principais constrangimentos os transportes, a saúde e a formação profissional para os jovens.

João Santos Luís criticou a política de transportes marítimos no país, afirmando que governos com maioria absoluta “não conseguiram resolver” o problema da ligação entre as ilhas, apesar de reunirem condições para o fazer.

O presidente da UCID defendeu ainda a necessidade de um “equilíbrio político” no Parlamento, considerando “perigosa” a continuidade das maiorias absolutas no país.

“A partir de 17 de Maio temos duas opções: ou manter as maiorias absolutas, o que consideramos extremamente perigoso para Cabo Verde, ou equilibrar o Parlamento para que seja realmente o centro do poder”, afirmou.

No entender do dirigente, o actual Parlamento tem funcionado apenas como “espaço de ratificação” das decisões do Governo.

No plano político-administrativo, João Santos Luís reiterou a defesa da regionalização como instrumento para promover uma “verdadeira descentralização” do poder e reduzir as desigualdades entre as ilhas.

“O que serve efectivamente às ilhas é a descentralização, com atribuição de competências, recursos financeiros e autonomia”, sustentou.

Dirigindo-se aos jovens, apelou à participação nas eleições legislativas de 17 de Maio de 2026, defendendo uma redução da abstenção registada nas últimas legislativas.

Nas legislativas de 17 de Maio concorrem cinco partidos  - PAICV, MpD, UCID, PTS e PP  - aos 72 lugares de deputado na Assembleia Nacional, distribuídos por 13 círculos eleitorais, dez no país e três na diáspora.

Nas últimas eleições legislativas, em 18 de Abril de 2021, o MpD venceu com maioria absoluta, ao eleger 38 deputados, seguido do PAICV com 30 e da UCID com quatro.

WM/JMV

 Inforpress/fim

Partilhar