
Pedra Badejo, 07 Mar (Inforpress) – O festival infantil “1 Konselhu, 3 Ritmu Mirin” animou hoje o município de Santa Cruz, reunindo grupos de crianças que celebraram ritmos tradicionais como batuco, funaná e tabanca, numa iniciativa de valorização cultural integrada no “Marsu: mes di kultura”.
Entre os participantes esteve o grupo Amoransa, de Achada Ponta, composto por 14 elementos.
A representante Jaceline Carvalho explicou que o grupo se inspira nos mais velhos e nas suas músicas aborda temas como mulheres, amor, esperança e cultura. Participar nesta edição dedicada às crianças foi considerado uma experiência positiva, sublinhando que sempre que sobem ao palco fazem-no com alegria.
Outro momento que chamou a atenção do público foi a actuação dos irmãos Chris e Elvis, que se apresentaram com ferro e gaita.
Os dois jovens músicos contaram que a paixão pela música não nasceu em casa, mas acabou por crescer com o tempo, contando sempre com o apoio dos pais que os acompanham nas apresentações. Apesar de ainda não terem músicas próprias, disseram ter ficado satisfeitos com a forma como o público reagiu à sua performance.
À imprensa, o director da Cultura da Câmara Municipal de Santa Cruz, Edmilson Barros, explicou que o principal objectivo da actividade é preservar e revitalizar o património cultural imaterial do concelho, com destaque para o funaná, o batuco e a tabanca.
Segundo o responsável, o evento reuniu cinco grupos de batuco infantil, resultado do trabalho de transmissão cultural feito pelos mais idosos, permitindo às crianças apresentarem o que têm aprendido ao longo do tempo. A programação incluiu também outros géneros, como o cotxipó.
Edmilson Barros anunciou ainda que nos dias 20, 21 e 22 de Março será realizado o Festival “1 Concelho, 3 Ritmos”, que já tem confirmados vários artistas e grupos, entre os quais Ferro Gaita, Princezito, Tcheka e Bulimundo.
A edição deste ano será organizada em coprodução entre a Câmara Municipal de Santa Cruz e a Harmonia, parceria que, segundo o responsável, pretende elevar o evento a um novo patamar de qualidade.
As actividades integram o “Marsu: Mes di Kultura”, uma programação cultural que também assinala os 55 anos da criação do concelho de Santa Cruz, com iniciativas descentralizadas ao longo do mês.
Sob o lema “Santa Cruz 55 anos, onde a história encontra a Tabanca”, a agenda cultural associa o mês da cultura às comemorações do aniversário do município, celebrado a 29 de Março, reforçando a cultura como elemento de união e memória colectiva.
MC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar