
São Filipe, 17 Fev (Inforpress) – A edição 2026 da Banderona, a maior festa tradicional da bandeira da ilha do Fogo, terminou esta segunda-feira, na comunidade de Campanas de Baixo com a passagem da bandeira para o festeiro de 2027.
Iniciada no dia 24 de Janeiro, a edição da Bandeirona 2026, que ficou marcada pela morte de uma adolescente, filha do festeiro, num acidente de viação no início das festividades, terminou no dia 16 de Fevereiro com a passagem da bandeira ao festeiro para o próximo ano.
Segundo informações recolhidas pela Inforpress, a emigrante nos Estados Unidos da América, Luísa de Pina, conhecida na comunidade pela alcunha de “Tchitchinha” é a festeira para 2027, sucedendo assim ao emigrante na Inglaterra Pina Barros, que foi o festeiro deste ano.
Informações avançadas nas redes sociais indicam que a festeira de 2027 é esposa de uma figura muita conhecida na comunidade de Campanas de Baixo, na ilha do Fogo e na comunidade emigrada nos Estados Unidos, João de Lálá, ele que também já foi festeiro principal da Banderona.
Já o festeiro de Banderona – Casa Praia 2027 foi assumido por João de Odete.
A Banderona de Campanas de Baixo celebra a festa São João Baptista e recebeu esta denominação por ser a festa tradicional da bandeira com maior duração a nível de toda a ilha e regra geral, inicia-se no último fim-de-semana de Janeiro e termina na segunda-feira antes do Carnaval.
JR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar