Praia: Apresentado livro de Berta Montalvão que retrata experiências e desafios da migração lusófona

Inicio | Cultura
Praia: Apresentado livro de Berta Montalvão que retrata experiências e desafios da migração lusófona
29/01/26 - 07:45 pm

Cidade da Praia, 29 Jan (Inforpress) – A luso-timorense Berta Montalvão apresentou hoje, na Praia, o livro “Carreiras Lusófonas - Experiências e Desafios da Migração”, que reúne histórias de vida de 16 cidadãos lusófonos com experiência profissional em pelo menos um país da CPLP.

A obra conta as experiências de Edson Athayde, Cláudio Bento França, Pedro Lagrifa, Helena Viegas Lopes, Matilde Freitas Fortes, Silvânia Santos, Isabel Nolasco, Nelson Costa, Roselyn Silva, Izabel de Paula, Soraia Sulemane, Nádia Neves, Abdel Camará, Sidney Cerqueira e Rui Dinis.

Em declarações à Inforpress, a autora explicou que o livro nasceu da sua própria experiência migratória.

“Acima de tudo foi a minha carreira de imigrante. Eu também sou imigrante, e a escrita deste livro coincide essencialmente com o meu regresso a casa. Aos 24 anos imigrei para Angola, onde fiquei 13 anos, e depois segui para Timor-Leste, fazendo um regresso a casa por herança dos meus pais”, resumiu.

Berta Montalvão destacou os desafios do regresso à pátria.

“Percebi que havia um vazio em termos de voltar a integrar-me na própria comunidade e sociedade portuguesa”, relatou.

A autora explicou ainda que conversou com amigos que também tinham terminado a sua experiência migratória e percebeu que os desafios do regresso eram partilhados, sublinhando a importância de partilhar essas experiências e oferecer uma plataforma de conhecimento para quem viveu situações similares.

Segundo a autora, a obra aborda tanto as dificuldades da partida quanto as do retorno, e ela confessou que sentiu um grande impacto ao regressar a casa e perceber que esta já não era a mesma que tinha deixado, descrevendo o processo como difícil.

“Tudo mudou! E com o tempo, percebi que quem mudou fui eu, não o país”, respondeu quando questionada sobre o que havia mudado quando regressou ao seu país de origem.

Este é o primeiro livro de Berta Montalvão, que ao longo de 20 anos desenvolveu a sua carreira em consultoria e direção de recursos humanos em vários países de língua portuguesa.

Em 2023, iniciou o seu doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações no ISEG, para estudar a migração de retorno.

A obra já foi apresentada em Portugal, Brasil, Angola e Guiné-Bissau, sendo Cabo Verde o quinto país a receber a apresentação. A autora pretende levar o livro a todos os Estados-Membros da CPLP.

Sobre futuras publicações, Berta Montalvão adiantou que esta é a sua primeira obra e que já pensou numa segunda, mas que, por motivos de agenda profissional, ainda não teve oportunidade de a escrever, embora tenha a ideia definida e saiba exatamente o que pretende fazer.

TC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar