
Cidade de Igreja, Mosteiros, 16 Jan (Inforpress) – O reforço da museologia do Café do Fogo está entre as prioridades que o presidente da câmara dos Mosteiros, Fábio Vieira, vai partilhar hoje com o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga.
O titular da pasta da Cultura, que chega hoje à ilha do Fogo para inaugurar a sede da Escola de Música Bokarrom, em São Filipe, efectua esta manhã uma visita institucional ao presidente da câmara dos Mosteiros com o objectivo de analisar e reforçar projectos prioritários na área da cultura e do património do município.
Segundo o edil dos Mosteiros, entre as principais prioridades a serem partilhadas com o governante está o reforço da museologia do Café do Fogo, um espaço de grande relevância histórica e cultural para o município.
A autarquia pretende ainda obter apoio do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas para a remodelação do auditório municipal Pedro Pires para melhorar as condições para a realização de actividades culturais e artísticas.
Outra prioridade na agenda do encontro é a criação de uma parceria para a promoção do “Beco Literário – Festa do Livro de Mosteiros”, iniciativa que tem vindo a afirmar-se como um importante evento de incentivo à leitura e à valorização da produção literária local e nacional.
Durante a visita do ministro da Cultura, o edil dos Mosteiros pretende abordar a proposta de elevação de “Talaia Baxu”, género musica genuinamente foguense e declarado património imaterial municipal, a património cultural nacional, como forma de preservar e valorizar este género com elevado valor histórico e identitário para a população dos Mosteiros.
JR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar