
Lisboa, 26 Nov (Inforpress) – A campanha “Natal de conhecimento: um livro, um presente”, da escritora cabo-verdiana Yara dos Santos, chega a Lisboa a 16 de Dezembro para estreitar laços académicos entre Cabo Verde e Portugal e iniciar a sua internacionalização.
Criada em 2023, a iniciativa que já vai na sua terceira edição e a primeira além-fronteiras, visa promover o acesso ao livro e incentivar a leitura junto de públicos académicos.
Em nota enviada à Inforpress, Yara dos Santos, que também é presidente da Associação de Relações Públicas de Cabo Verde, explicou que com a realização em Lisboa, a campanha entra agora numa nova fase, marcada pela internacionalização e pelo estreitamento de laços académicos e culturais entre o arquipélago e Portugal.
“A leitura transforma, amplia horizontes e cria oportunidades. Levar esta iniciativa além-fronteiras é um passo natural no propósito de democratizar o acesso ao conhecimento e fortalecer a cooperação cultural e educativa no espaço lusófono”, afirmou Yara dos Santos.
Em Lisboa, a campanha será integrada numa aula aberta dirigida aos estudantes do mestrado em Gestão Estratégica de Relações Públicas da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), onde Yara dos Santos será convidada a abordar a gestão estratégica da comunicação em contextos de crise e a partilhar a sua experiência profissional e literária.
No final da sessão, a instituição será contemplada com exemplares do mais recente livro da autora, “O poder da comunicação em tempos incertos”, que contará com a presença de docentes, estudantes e representantes institucionais da ESCS.
Segundo Yara dos Santos, a campanha tem vindo a consolidar-se como um projecto social com impacto real na promoção do conhecimento.
Na primeira edição, foram contempladas instituições de ensino superior na cidade da Praia, Cabo Verde, reforçando o acesso académico à literatura especializada.
Em 2024, a iniciativa beneficiou escolas de iniciação ao futebol, reforçando o contacto dos jovens atletas com a leitura e estimulando hábitos e competências associados ao desenvolvimento pessoal e comunitário.
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar