Uni-Sénior inaugura exposição sobre história de Cabo Verde e incentiva jovens a conhecerem o percurso

Inicio | Cultura
Uni-Sénior inaugura exposição sobre história de Cabo Verde e incentiva jovens a conhecerem o percurso
10/07/25 - 07:27 pm

Cidade da Praia, 10 Jul (Inforpress) – A Universidade Sénior de Cabo Verde (Uni-Sénior) inaugurou hoje, na Praia, uma exposição intitulada “Cabo Verde: a história de um arquipélago”, com o propósito de criar diálogos e incentivar os jovens a conhecer o percurso do país.

De acordo com o vice-presidente da Uni-Sénior, Adriano Monteiro, a exposição, para além de celebrar os 50 anos da independência de Cabo Verde, traz à tona a realidade vivida pelo povo nos tempos antigos.

Em entrevista à Inforpress, Adriano Monteiro disse que a exposição ilustra documentos históricos, do achamento de Cabo Verde ao início do século XX, poemas de protesto e luta de autores cabo-verdianos, testemunhos dos que combateram pela independência, a sua história e os ganhos conseguidos nesses 50 anos.

Neste sentido, destacou a importância de os jovens conhecerem a realidade do país, do “seu percurso doloroso de suor, de lágrimas” e do "capital humano investido na valorização dos recursos humanos”.

“A Uni- Sénior tem estabelecido a sua missão de levar os jovens a conhecer essa história, isto é, estabelecendo um diálogo inter-geracional. Nós que vivemos esse período de 50 anos, temos a obrigação de partilhar tudo isso com as novas gerações”, complementou Adriano Monteiro. 

Nesta linha, apontou Adriano Monteiro que a exposição visa revisitar a história de Cabo Verde desde 1460, com a chegada dos navegadores portugueses e dos italianos, conhecer as dificuldades e os ganhos do país. 

“Mostrar que foram séculos de uma história rica por um lado, mas por outro, com alguns acontecimentos que infelizmente marcaram pela dureza das situações, como, por exemplo, as fomes, a escravatura, os problemas relacionados com o abandono das ilhas”, mencionou esta mesma fonte.

A exposição “Cabo Verde: a história de um arquipélago” está aberta ao público no Centro de Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol até 30 de Julho. 

OS/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar