Assomada, 07 Abr (Inforpress) – A hipertensão arterial, a diabetes e o alcoolismo continuam a ser as doenças que mais afectam a população da vila de Ribeira da Barca, em Santa Catarina (Santiago), avançou hoje o enfermeiro responsável pelo Posto de Saúde local.
Hélder Silva falava em entrevista à Inforpress, a propósito do Dia Mundial da Saúde, assinalado hoje, sob o lema "Inícios saudáveis, futuros esperançosos", dedicado à saúde materna e infantil.
Segundo o enfermeiro, a hipertensão arterial e a diabetes, consideradas doenças crónicas, a nível estatísticos têm aumentado ano após ano nessa comunidade piscatória, e têm afectado mais a população adulta, sobretudo os idosos.
Em relação ao uso do álcool e outras drogas, que sublinhou ser um “problema social” a nível nacional, não obstante Ribeira da Barca ter perdido um “bom número” de jovens nos últimos anos para a emigração, continua a ser uma prática “considerada normal” entre adolescentes e jovens daquela localidade.
O responsável avançou que vão continuar com campanhas de sensibilização e prevenção ao uso do álcool e outras drogas e alertou que o uso dessas substâncias tem repercutido na saúde, sobretudo mental desta faixa etária.
Relativamente aos pacientes com doenças crónicas que vão estar dependentes dos medicamentos por vida toda, uma vez que essas doenças não têm cura, informou que os mesmos se encontram disponíveis na farmácia pública na Delegacia de Saúde de Santa Catarina onde podem ser adquiridos a um “preço acessível”, e em caso rotura têm ainda como recurso as farmácias privadas.
Hélder Silva informou ainda que este posto de saúde primária tem feito um acompanhamento rigoroso a estes pacientes consoante o agravamento da doença, que passa por consultas mensais num médico/enfermeiro, e visitas domiciliárias a dois idosos acamados.
Para assinalar a data, a Região Sanitária Santiago Norte (RSSN) tem agendada uma ‘conversa aberta’ sobre a temática “inícios saudáveis, futuros esperançosos”, a ser ministrada pela psicóloga Ercília Carvalho, a partir das 13:00, na sala de reunião da instituição, em Achada Falcão, Santa Catarina.
O Posto de Saúde de Ribeira da Barca funciona de segunda a sexta-feira entre as 08:00 e as 17:00, e dá cobertura à população daquela vila, e ainda às comunidades de Charco, Achada Leite e Ribeira Acima.
FM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar