Portugal: Exposição de pintura “Ées Cabo Verde Novo Independente” inaugura hoje no CCCV

Inicio | Cultura
Portugal: Exposição de pintura “Ées Cabo Verde Novo Independente” inaugura hoje no CCCV
21/03/25 - 11:30 am

Lisboa, 21 Mar (Inforpress) - O Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, recebe hoje a inauguração da exposição colectiva “Ées Cabo Verde Novo Independente”, que junta seis artistas plásticos de Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal.

No evento, a decorrer entre as 17:00 e as 19:00, os artistas Bangé Yhodhy, Hélder Cardoso, Irley Barbosa, Pedro Amaral, Sidney Cerqueira e Tutu Sousa, querem fazer uma homenagem especial aos heróis nacionais, “em particular à grande heroína Titina Silá e às mulheres cabo-verdianas pelo seu papel crucial na economia, cultura e educação do país”.

De acordo com o CCCV, a exposição também celebra os 50 anos da independência de Cabo Verde, relembrando a história e projectando um futuro de autonomia e identidade cultural fortalecida.

Bangé Yhodhy é originária da Guiné-Bissau, actualmente residente os Países Baixos, cujo “trabalho mistura influências africanas e europeias em composições vibrantes e emotivas”, Hélder Cardoso, é um artista cabo-verdiano que “retrata, através das suas obras, a identidade e a cultura do arquipélago” e Irley Barbosa, guineense residente na Costa do Marfim, “é conhecida pelo seu estilo figurativo e abstrato, que alia pintura a materiais reciclados”.

Pedro Amaral, é artista português “com um percurso diversificado na ilustração e pintura, cujas obras transitam entre a arte pop e o fotorrealismo”, Sidney Cerqueira, é luso-guineense, “cujas telas carregadas de cor e expressividade abordam temas sociais e promovem projectos comunitários através da arte” e Tutu Sousa, é cabo-verdiano que, “com traços marcantes e simbolismo profundo, enaltece a história e as tradições do seu país”.

DR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar