Sal Rei, 17 Mar (Inforpress) – A frota da Proteção Civil da Boa Vista foi reforçada hoje com a entrega de uma viatura mista de combate a incêndios e uma embarcação semi-rígida, resultantes do protocolo de geminação com a Câmara Municipal da Lagoa, Algarve, Portugal.
A cerimónia de entrega desses novos recursos, juntamente com donativos contendo equipamentos, fardamento para desencarceramento e combate a incêndios, bem como materiais escolares, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, e da comitiva da Câmara Municipal de Lagoa, no âmbito de uma missão oficial à ilha.
Para Claúdio Mendonça a aquisição dos novos equipamentos e o reforço do corpo de bombeiros fazem parte de um plano mais amplo da Câmara Municipal da Boa Vista para garantir a segurança da população e dos bens da ilha.
O autarca destacou o facto de a ilha estar agora apetrechada com viaturas de combate a incêndio, com capacidade de cerca de 6.400 litros de água, mais de 10 vezes superior aos 400 litros encontrados quando assumiu a edilidade, assim como o corpo da Proteção Civil agora está constituído por mais de 20 elementos.
O autarca, ciente da necessidade de garantir uma cobertura em toda a ilha e de estarem preparados para qualquer eventualidade, anunciou para breve o lançamento do concurso para a construção do quartel bombeiro e que será também mais um elemento para reforçar a segurança da ilha.
Já o presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Luís Encarnação, disse que essa colaboração é motivada pelo desejo de Lagoa em ajudar a ilha da Boa Vista e pela troca de conhecimentos e experiências.
O autarca luso explicou que a escolha da proteção civil como área de apoio prioritária se deve à identificação de lacunas nesse sector durante uma visita inicial.
Para o representante do Corpo de Bombeiros da Boa Vista, Danilson Gonçalves, essa aquisição vai mudar significativamente o serviço dos bombeiros na ilha, tendo em conta que é a primeira vez que tem uma embarcação.
O responsável acredita que agora estão mais bem capacitados para dar respostas a várias situações, como buscas e salvamento no mar e resgate de vítimas encarceradas.
O bombeiro indicou que estão “claramente mais bem preparados” e sentem-se “mais robustos” em termos de equipamentos e de pessoal, pelo que a população da Boa Vista também sai a ganhar.
MGL/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar