Fogo: Câmara Santa Catarina celebra o Dia Internacional da Mulher com várias actividades

Inicio | Sociedade
Fogo: Câmara Santa Catarina celebra o Dia Internacional da Mulher com várias actividades
06/03/25 - 10:25 am

São Filipe, 06 Mar (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, através do Pelouro de Género, preparou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher com actividades diversas que decorrem de 06 a 08 de Março.

Sob o lema “Voz di Mudjer é força di mudansa” (A voz da mulher é a força da mudança), as actividades visam homenagear as mulheres do município, promover o empoderamento feminino e conscientizar sobre a luta contra a violência baseada no género (VBG).

Da programação consta para hoje a realização de jogos de futsal feminino no polivalente do complexo educativo Eduardo Gomes Miranda, na cidade de Cova Figueira, e para sexta-feira, 07 de Março, uma passeata silenciosa na cidade de Cova Figueira.

Com esta passeata pretende-se homenagear as mulheres vítimas de violência baseada no género e conscientizar a comunidade sobre a importância do combate à VBG. Para tal, os participantes devem utilizar T-shirt preta em sinal de respeito e memória das vítimas.

Segundo a organização, a passeata silenciosa é um momento especial para honrar as mulheres que perderam suas vidas devido à violência de género, além de reforçar o compromisso colectivo com a erradicação desse problema.

Para sábado, 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, está prevista uma conversa aberta sobre “empoderamento feminino”, seguido de sorteios de eletrodomésticos e kits de autocuidado, entrega de brindes e cestas básicas e almoço-convívio

A edilidade convida todas as mulheres do município a participarem das actividades, que procuram fortalecer os laços, promover o empreendedorismo feminino e destacar a importância da voz feminina na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A celebração inclui momentos de reflexão, partilha e reconhecimento do papel fundamental das mulheres no desenvolvimento da comunidade.

No município de São Filipe, a câmara, em parceria com a clinica Fisio Saúde & Pilates, Alô e a Técnicil Indústria promove uma caminhada comemorativa ao dia das mulheres com o percurso centro da cidade a porto de Vale dos Cavaleiros, seguido de uma demonstração de pilates, alongamento, ‘conversa aberta’ sobre a saúde da mulher e desafios da actualidade.

Também a Universidade de Santiago (US), no quadro da programação da XII edição do “Rotas do Arquipélago – Abraçar Cabo Verde”, celebra o Dia Internacional da Mulher com reflexão sobre a data e os desafios enfrentados pelas mulheres em Cabo Verde.

Outros temas serão abordados como “Direitos das mulheres: avanços, desafios e perspectivas em Cabo Verde”, “Identificação e combate a violência de género com reconhecimento de sinais de abuso físico, psicológico e económico, da Universidade de Santiago” e “Empoderamento jurídico: como fazer valer os seus direitos”.

Sessão aberta para perguntas ao especialista sobre o tema “Discussão de dúvidas comuns sobre separação, guarda de filhos, pensão alimentícia” consta do programa da US para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar