Praia: Crianças dos jardins infantis e agrupamento escolar saem às ruas para brincar o Carnaval

Inicio | Cultura
Praia: Crianças dos jardins infantis e agrupamento escolar saem às ruas para brincar o Carnaval
02/03/25 - 07:41 pm

Cidade da Praia, 02 Mar (Inforpress) – Quatro grupos, sendo três jardins infantis e o centro educativo “Agrupamento X”, saíram hoje às ruas para anunciar e brincar o Carnaval na Avenida Cidade de Lisboa, promovida pela Câmara Municipal da Praia.

O pontapé de saída no Carnaval de 2025 foi dado pelo Centro Educativo Coração de Jesus, que se apresentou com 935 integrantes entre os quais crianças desde o pré-escolar, ensino básico e secundário, ou seja, o agrupamento X completo.

Em declarações à Inforpress, a directora, Maria do Carmo Borges, disse que este ano o tema escolhido foi a cultura cabo-verdiana, dividido em subtemas como o período da descoberta de Cabo Verde, a gastronomia, música, batuque, o desporto e as novas tecnologias.

"Trouxemos esse tema porque constatamos que ainda há necessidade de uma maior valorização da nossa cultura cabo-verdiana. O tema tem sido tratado nas salas de aula e, alem disso, queremos reforçar a autoestima da nossa comunidade periférica", apontou.

O segundo grupo que desfilou no sambódromo da Avenida Cidade de Lisboa foi o jardim Amor é vida com o tema “Carnaval das profissões”, uma escolha, segundo a directora Domingas Trindade, com o intuito de homenagear todas as profissões.

“Quisemos homenagear todas as profissões com destaque para a classe dos professores que é a mãe de todas as profissões. Mas, também, rendemos homenagem aos médicos, juízes, bombeiros, polícias, vendedeiras, pescadores, agricultores e militares”, salientou.

Explicou ainda que o jardim Amor é Vida, que contou com a participação de 72 figurantes, quer com esse tema incentivar as crianças a sonharem e ter opções de escolhas sobre a profissão que irão desempenhar no futuro.

Por sua vez, a responsável do jardim Suzy, Suzete Silva, informou que o seu grupo optou por levar à Avenida Cidade de Lisboa "Stitch", o boneco interativo, por se tratar de um personagem que as crianças gostam e tem feito parte do dia-a-dia das mesmas.

Explicou que Stitch é um personagem alienígena que ficou conhecido com os filmes e programas de televisão Lilo & Stitch da Disney, criado originalmente para causar o caos através da galáxia e marcado pelo seu temperamento abrupto e seu jeito brincalhão e malvado.

“As crianças gostam muito deste personagem e, juntamente com eles, decidimos trazer este tema, e também trazer alegria e fantasia à nossa avenida. Temos cerca de 100 integrantes e este ano queremos contagiar as pessoas”, afirmou.

O último grupo a desfilar na Avenida Cidade de Lisboa foi jardim Catly, tendo a responsável Alice Monteiro adiantado que o tema escolhido foi "Panda e os Caricas" e esteve dividido em três subtemas.

“Escolhemos este tema porque as crianças do nosso jardim gostam da música do "Panda e os Caricas", então decidimos que esse seria o nosso tema para este no Carnaval 2025. Temos 120 integrantes no desfile. Apesar do atraso na disponibilização da verba conseguimos cumprir os nossos objectivos”, declarou.

Por seu turno, o director da Cultura da Câmara Municipal da Praia, Anilton Spínola, mostrou-se satisfeito com o desfile, afirmando que a autarquia tem criado as condições para que os jardins infantis e escolas possam desfilar com mais e melhores materiais.

“Todos os anos recebem um valor de 100 mil escudos, mas este ano resolvemos aumentar em 50% esse valor, para 150 mil escudos, isto para, de alguma forma, ajudar e aumentar a participação das crianças no desfile. A avenida está linda, os jardins estão com os seus andores, ficou tudo muito bonito”, realçou, informando que o total de apoio disponibilizado pela autarquia foi 600 contos.

CM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar