Centro de Interpretação da Reserva da Biosfera da ilha do Fogo será inaugurado até o final de Janeiro

Inicio | Ambiente
Centro de Interpretação da Reserva da Biosfera da ilha do Fogo será inaugurado até o final de Janeiro
09/01/25 - 02:08 pm

São Filipe, 09 Jan (Inforpress) - O Centro de Interpretação da Reserva da Biosfera, localizado em Chã das Caldeiras (Portela), será inaugurado e aberto ao público até o final de Janeiro, disse hoje à Inforpress o presidente executivo da Associação Projecto Vitó.

Segundo Herculano Dinis, trata-se de mais um importante marco no projecto de preservação ambiental e promoção turística e a inauguração só não aconteceu em 2024 devido às eleições autárquicas.

O centro de interpretação, segundo o presidente executivo da Associação Projecto Vitó, foi projectado para atender tanto as comunidades locais quanto os visitantes, sejam eles nacionais ou turistas.

O espaço funcionará como um centro de informações sobre a biodiversidade, a geodiversidade, a cultura e os produtos agroflorestais da ilha, além de promover o turismo sustentável e terá um mapa macro da ilha do Fogo, para ajudar a entender o contexto da reserva da biosfera, e diversos painéis informativos sobre as localidades.

O centro contará com diversos recursos, e além dos painéis informativos e um mapa macro para contextualizar a reserva, terá uma área dedicada à interpretação da fauna e flora, com ênfase na avifauna local, assim como uma tela grande de TV e vídeos sobre a ilha.

O ponto alto será o uso de óculos de realidade virtual 3D, que permitirão aos visitantes vivenciar a experiência de subir ao Pico do Fogo ou a Bordeira, mesmo sem poder fazer a trilha fisicamente ou antes da subida física, disse Herculano Dinis.

O presidente executivo da Associação do Projecto Vitó destacou que o centro de interpretação será uma referência importante para os guias turísticos locais, que desempenharão um papel fundamental na dinamização das visitas e no suporte aos visitantes.

O centro terá uma pessoa permanente que será responsável pela sua manutenção e tê-lo aberto e para fazer o trabalho de guia interno dentro do centro e ajudar as pessoas nas visitas guiadas.

No próximo mês de Fevereiro, o centro receberá a visita de uma equipa da Universidade de Gothe (Alemanha), que trará equipamentos audiovisuais para capturar/registar vários percursos dentro de Chã das Caldeiras como a subida ao Pico e à Bordeira e disponibilizar os percursos mais emblemáticos em realidade virtual.

Além do centro e no quadro do projecto de apoio à implementação da Reserva da Biosfera da Unesco da ilha do Fogo, várias outras iniciativas importantes foram executadas durante dois anos da sua implementação (2023-2025).

A instalação de um letreiro sobre a reserva nas proximidades do aeródromo de São Filipe, um monumento na rotunda de acesso ao porto de Vale dos Cavaleiros, constam das acções para promover a ilha do Fogo como uma reserva da biosfera, além da coorganização do segundo encontro da rede de Reservas da Biosfera da CPLP, que consolidou a ilha como parte dessa rede internacional.

A Associação Projecto Vitó, no quadro da implementação da reserva, apoiou iniciativas educacionais nas escolas, desenvolveu materiais de comunicação sobre a biodiversidade e a cultura local, apoiou actividades de carnaval e uma parceria com a Universidade de Las Palmas, em Gran Canaria, e a Reserva da Biosfera de El Hierro.

A ideia é continuar aprimorando o espaço com novos projectos, sempre com o objectivo de fortalecer a gestão da reserva da biosfera e promover a sustentabilidade ambiental.

A inauguração do centro de interpretação representa mais um passo importante na implementação da governança da Reserva da Biosfera da Ilha do Fogo, apoiando não só a conservação ambiental, mas também o desenvolvimento local e a conscientização sobre a importância da preservação.

O projecto também colabora com a Direção Nacional do Ambiente, que está implementando outras acções complementares para garantir o sucesso dessa iniciativa.

O projecto de implementação da reserva permitiu a Associação Projecto Vito apoiar a implementação das acções de governança da reserva e participou e incentivou a implementação do conselho consultivo.

Herculano Dinis disse que a associação propôs um modelo de gestão que ainda está em discussão com o governo e espera que o Projecto Vitó seja incluído como parceiro no processo da gestão, mas que também vai apoiar o processo de elaboração do plano de comunicação e o planeamento da reserva da biosfera da ilha.

Segundo o responsável, são actividades que a Direcção Nacional do Ambiente está a implementar, que tem várias outras ações complementares e sublinhou que os logotipos das reservas da biosfera do Fogo e Maio já foram publicados e que o plano de comunicação está em fase de conclusão.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar