Educação deve aproximar alunos das comunidades e reforçar formação técnica – DN Educação

Inicio | Sociedade
Educação deve aproximar alunos das comunidades e reforçar formação técnica – DN Educação
06/11/26 - 09:07 pm

Cidade da Praia, 06 Nov (Inforpress) – O director Nacional da Educação defendeu hoje que o sistema educativo cabo-verdiano deve aproximar os alunos das comunidades e reforçar a formação técnica, frequentada por apenas 2.080 dos cerca de 28 mil estudantes do ensino secundário.

Ido Carvalho falava à imprensa, ao fazer o balanço da I Conferência Nacional da Educação (CONEDCV 2026), realizada nos dias 05 e 06 de Novembro, no Centro de Convenções da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), na Praia, sob o lema “Pensar a Educação para Melhor Desenvolver Cabo Verde”.

“Temos de sair realmente do espaço físico da escola para levar os nossos estudantes às realidades das comunidades”, afirmou, indicando que a maioria dos alunos frequenta a via geral e termina o 12.º ano sem uma competência específica no “saber fazer”.

O responsável defendeu o equilíbrio entre as vias geral e técnica e considerou que a transformação do sistema educativo exige, além da revisão dos currículos e da organização das escolas, a valorização dos professores, através da motivação e preparação profissional.

“O mercado de trabalho fica onde? Fica dentro da escola? Não fica dentro da escola. Por isso, temos realmente de preparar esses jovens para o mundo laboral”, sublinhou.

O director Nacional da Educação avançou que Cabo Verde dispõe de quatro escolas técnicas, localizadas na Praia, Santa Catarina, São Vicente e Santo Antão, que necessitam de melhorias nas infra-estruturas e equipamentos, bem como de formação específica dos docentes.

O responsável admitiu ainda a possibilidade de reconfigurar escolas secundárias existentes para acolher alunos da via técnica, assegurando que estas estruturas não serão abandonadas.

Anunciou também que o próximo ano deverá contar com uma experiência-piloto, cuja avaliação permitirá analisar as possibilidades de alargamento, embora ainda não estejam definidas as escolas abrangidas.

Aos jornalistas, o director Nacional da Educação considerou ainda que a reforma do sistema educativo deve ser preparada de forma gradual e sustentada, tendo em conta os desafios actuais da sociedade.

Na sua avaliação, Cabo Verde já alcançou uma ampla cobertura no acesso à escola, mas precisa agora de assegurar que a educação responde às necessidades sociais e às exigências do mundo do trabalho, destacando a importância da inclusão, da equidade, da transição digital e da melhoria das condições de ensino e aprendizagem.

A conferência reuniu especialistas nacionais e internacionais, professores, delegados de educação, coordenadores escolares e dirigentes.

Durante os dois dias, os participantes reflectiram sobre currículo, avaliação, transição digital, valorização docente, inclusão, formação profissional e empregabilidade.

Posteriormente, o Ministério da Educação pretende reunir os parteciros para apresentar e discutir a Declaração da Praia da Educação.

DR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar