Escutismo: CEC-CV quer afirmar-se como movimento juvenil de referência em Cabo Verde com novo Plano Nacional (c/áudio)

Inicio | Sociedade
Escutismo: CEC-CV quer afirmar-se como movimento juvenil de referência em Cabo Verde com novo Plano Nacional (c/áudio)
31/10/26 - 11:50 am

Cidade da Praia, 31 Out (Inforpress) - A chefe nacional do CEC-CV, Zezinha Alfama, afirmou hoje, na Praia, que o novo Plano Nacional visa reforçar a organização e consolidar o seu papel na formação de crianças e jovens nos próximos dez anos.

Em declarações à Inforpress, à margem do segundo dia do 2.º Encontro Nacional de Dirigentes do Corpo do Escutismo Católico Cabo-verdiano (ENDICEC), Zézinha Alfama explicou que a elaboração do Plano Nacional resulta da necessidade de alinhar a acção escutista com a realidade e as vivências das crianças, adolescentes e jovens, bem como de identificar e responder aos principais “desafios internos e externos da organização”.

O encontro, que decorre nos dias 30 e 31 de Outubro, na Sala Beijing da Presidência da República, sob o lema “Aprofundar raízes e expandir horizontes”, constitui um espaço de reflexão sobre os principais desafios, oportunidades, pilares e estratégias que deverão orientar a organização na próxima década.

Um dos temas em debate é “Discussão das Linhas Gerais do Plano Nacional: resultados esperados, pilares e estratégias de concretização”.

Segundo aquela responsável, o documento está a ser construído com base num “processo de escuta” e participação que envolve escuteiros, dirigentes, assistentes religiosos e parceiros, além de visitas de supervisão pedagógica e aplicação de questionários para avaliar a situação actual das diferentes regiões escutistas.

Zezinha Alfama destacou ainda os avanços alcançados pelo CEC-CV (Corpo do Escutismo Católico de Cabo Verde), sobretudo a nível qualitativo, e sublinhou o reforço da capacidade dos dirigentes, a criação de instrumentos pedagógicos e a consolidação do sistema de formação escutista.

Entre os progressos, apontou a implementação do projecto educativo, a elaboração de dois manuais, um dedicado às técnicas escutistas e outro aos rituais e cerimoniais, bem como a criação de um sistema de informação e gestão escutista.

A dirigente considerou que a organização tem conseguido colocar o foco na aplicação do método escutista proposto pelo fundador do escutismo, Baden-Powell e conta com o apoio da Igreja Católica, através dos bispos e assistentes presentes nas paróquias.

Em termos quantitativos, avançou que o CEC-CV conta actualmente com mais de três mil membros e mais de 300 dirigentes, sendo a “maior associação infanto-juvenil do país”.

Apesar dos progressos, reconheceu que a organização ainda enfrenta desafios, nomeadamente a necessidade de reforçar a sua resiliência perante ameaças externas, aproveitar melhor as oportunidades e encontrar soluções de financiamento que garantam a sustentabilidade das suas actividades.

“Precisamos estar mais firmes, precisamos ser mais resilientes aos desafios externos e às ameaças externas”, afirmou e defendeu maior capacidade de resposta e preparação para os desafios futuros.

O Corpo de Escutismo Católico de Cabo Verde (CEC-CV) foi fundado a 30 de Novembro de 2000, 25 anos, com o objectivo de promover a educação e formação integral dos jovens, através dos valores cristãos, do serviço à comunidade e do espírito de voluntariado.

CG/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar