Maio: Projecto ‘Bendi Max’ arranca em Outubro para reforçar inclusão digital de mulheres comerciantes

Inicio | Economia
Maio: Projecto ‘Bendi Max’ arranca em Outubro para reforçar inclusão digital de mulheres comerciantes
19/09/26 - 10:46 am

Porto Inglês, 19 Set (Inforpress) – O projecto ‘Bendi Max’ arranca em Outubro no Maio, com o objetivo de reforçar a inclusão digital e económica de 250 mulheres comerciantes em quatro ilhas de Cabo Verde.

Dirigido sobretudo a mulheres comerciantes e rabidantes, o projecto-piloto será implementado nas ilhas do Maio, Fogo, Santiago e São Vicente, com 80% dos participantes constituídos por mulheres.

A gestora do projecto, Monica Pereira, explicou que a iniciativa pretende capacitar as beneficiárias para o uso de ferramentas digitais na melhoria dos negócios, aumento dos rendimentos e reforço da autonomia económica.

“Queremos que vejam o negócio como uma ambição de crescimento e não só de sobrevivência”, afirmou, acrescentando que o objectivo é que, no final da iniciativa, as mulheres tenham “mais tempo para elas, mais rendimento e mais independência”.

No Maio, primeira ilha a receber o projecto, serão abrangidas 30 mulheres comerciantes, através de um programa com duração de dois meses, que inclui ações de capacitação e mentorias nacionais e internacionais.

Segundo Monica Pereira, a intervenção terá em conta a realidade específica da ilha, que não dispõe de um mercado municipal onde estejam concentradas as comerciantes.

“Nós vamos aos pontos onde elas estiverem”, explicou, indicando que a equipa pretende levar a formação para junto das mulheres e dos locais onde desenvolvem as suas atividades comerciais.

A iniciativa pretende ainda promover o uso da tecnologia não apenas para a divulgação dos produtos, mas também para melhorar a gestão dos negócios, ampliar mercados e criar novas oportunidades de rendimento.

O projecto é desenvolvido em parceria com o Ministério da Economia, Comércio, Indústria e Transformação Digital, a Pró-Empresa, a Cabo Verde Digital e as Nações Unidas, enquadrando-se nos esforços de promoção da inclusão digital, económica e produtiva em Cabo Verde.

RL/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar