Janira Hopffer Almada destaca igualdade de género e compromisso com imparcialidade no Parlamento

Inicio | Política
Janira Hopffer Almada destaca igualdade de género e compromisso com imparcialidade no Parlamento
18/06/26 - 05:04 pm

Cidade da Praia, 18 Jun (Inforpress) – A nova presidente da Assembleia Nacional, Janira Hopffer Almada, afirmou hoje, na Praia, que a sua eleição representa “um marco” na democracia cabo-verdiana e “um avanço” na igualdade de género no país.

No discurso proferido após a sua eleição, na sessão constitutiva da XI Legislatura, a presidente sublinhou que este momento “não é pessoal”, mas sim representativo das mulheres cabo-verdianas que, ao longo das gerações, lutaram pela igualdade de direitos e pela participação nos espaços de decisão.

Janira Hopffer Almada considerou que a sua eleição traduz o amadurecimento da democracia e o progresso na redução de barreiras à participação feminina na vida política.

A nova presidente agradeceu a confiança dos deputados e sublinhou o compromisso de exercer o cargo com responsabilidade, humildade e espírito de missão, assegurando imparcialidade na condução dos trabalhos parlamentares.

“Sei que não se elege uma Presidente da Assembleia Nacional para protagonizar debates. Estou ciente da exigência de imparcialidade, e equidistância e de rigor que todos pedem de mim, assumindo na plenitude a natureza da função que hoje assumo”, vincou comprometendo-se a ser a presidente de todos os deputados, sem excepção, sem favoritismos e sem discriminações”.

Defendeu ainda que o Parlamento deve funcionar como espaço de diálogo, respeito mútuo e pluralismo democrático, reforçando a necessidade de consensos nacionais e de uma acção política orientada para a resolução dos problemas da população.

Janira Hopffer Almada apontou também a importância de um Parlamento mais próximo dos cidadãos, transparente e eficiente, sublinhando que o trabalho legislativo deve ter impacto directo na melhoria das condições de vida das famílias.

A chefe da Casa Parlamentar sublinhou ainda que a Assembleia Nacional deve trabalhar para melhorar a vida das famílias, combater a pobreza e as desigualdades, promover a inclusão social e reforçar a coesão territorial.

Defendeu igualmente a necessidade de reforçar a integridade institucional e de prosseguir reformas no funcionamento do Parlamento, com vista ao fortalecimento da confiança nas instituições democráticas.

Janira Hopffer Almada foi eleita hoje presidente da Assembleia Nacional, tornando-se a primeira mulher a assumir o cargo em Cabo Verde, ao obter 63 votos a favor, cinco contra, três abstenções e um voto em branco.

A sua eleição resultou da maioria absoluta conquistada pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) nas eleições legislativas de 17 de Maio e enquadra-se no processo de instalação dos órgãos parlamentares para a nova legislatura.

Jurista de formação, Janira Hopffer Almada desempenhou, ao longo da sua carreira, funções como ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, presidente do PAICV e deputada da Assembleia Nacional.

TC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar