Cidade da Praia, 04 Set (Inforpress) – O Governo anunciou hoje que vários projectos de energia renovável, como a instalação de uma bateria de seis megawatt-hora na rede elétrica, entram em funcionamento ainda este ano, impulsionando a penetração de energias renováveis para além dos 30%.
O ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, fez esta revelação à margem de um encontro com o grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD, poder) eleitos pelo Círculo Eleitoral de Santiago Sul, realçando que a meta “é para ser alcançada já em 2026”.
Disse que entre os investimentos está a expansão do parque eólico na ilha de Santiago, que mais que dobra a capacidade instalada, passando de 11 para 24 megawatt (MW), além da introdução da bateria de seis megawatt-hora (MWh) que ajudará a garantir maior estabilidade no sistema elétrico.
Destacou que estas iniciativas são parte do esforço contínuo para aumentar a produção de eletricidade a partir de fontes limpas e sustentáveis no país.
“Neste momento q nível nacional estamos no nível de 20%. E com esses projectos acreditamos que iremos aproximar, e em 2026 ficamos já na ordem de 35%”, perspectivou, realçando ainda o investimento no projecto “Pumped Storage”.
O Governo anunciou em 2024 que o projecto “Pumped Storage”, vai aumentar significativamente a capacidade de armazenagem de energias renováveis no país e viabilizará assim o aumento da capacidade de produção.
Condição necessária para atingir a meta de ultrapassar 50 por cento (%) de eletricidade produzida a partir de fontes renováveis até 2030 e “quase 100 % em 2040”.
LT/AA
Inforpress/Fim
Partilhar