Porto Inglês, 09 Mai (Inforpress) – O Projecxto de Promoção da Mobilidade Eléctrica em Cabo Verde (ProMEC) foi hoje distinguido com o Prémio Especial Internacional, na 5.ª edição dos Prémios Internacionais de Mobilidade, realizada em Madrid, Espanha.
O reconhecimento foi atribuído pelo seu contributo concreto para a transição energética e a promoção da mobilidade sustentável em Cabo Verde, destacando-se entre iniciativas globais do sector.
De acordo com um comunicado de imprensa, a escolha do ProMEC foi feita por um júri independente, composto por especialistas do sector, que destacou o “impacto real” do projecto na expansão da mobilidade eléctrica e no fortalecimento das infra-estruturas associadas à mobilidade limpa no arquipélago.
A cerimónia foi organizada pelas Empresas para a Mobilidade Sustentável, com o apoio do Ministério dos Transportes e Mobilidade Sustentável de Espanha, do Ministério para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico, da Fundação CONAMA e da Real Academia de Engenharia.
Os prémios visam distinguir boas práticas e soluções inovadoras com impacto positivo no ambiente, na qualidade de vida e na transição energética.
Nos últimos três anos, Cabo Verde tem vindo a reforçar a aposta na mobilidade eléctrica, com vista à redução do impacto ambiental e ao aumento da independência energética.
Segundo o mesmo comunicado, o ProMEC já permitiu reduzir cerca de 20 mil toneladas de emissões directas de CO2 e mais de 400 mil toneladas indirectas, beneficiando directamente 14.745 pessoas.
O projecto é promovido pelo Governo de Cabo Verde, com assistência técnica da Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ) e financiamento do Mitigation Action Facility.
O prémio foi entregue ao embaixador de Cabo Verde em Espanha, Eduardo Silva.
RL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar